Bolinhas de plástico evitam evaporação da água em reservatório de Los Angeles

Pequenas esferas também previnem crescimento de micro-organismos

Imagem: LAMayor.org

Bolinhas de plástico pretas flutuando em reservatórios. Se você visse essa cena, provável que imaginasse se tratar mais um reflexo de poluição, certo? Mas em Los Angeles, nos Estados Unidos, elas são usadas para manter a água limpa, impedindo a evaporação durante períodos de seca.

O habitantes de Los Angeles já estão acostumados com as bolas de plástico flutuando nos reservatórios hídricos da região. Mas o restante do mundo pode estar se perguntando por que a cidade está transformando um reservatório em uma gigantesca piscina de bolinha gótica. A resposta? Para manter a água limpa, impedindo que ela evapore durante a seca.

No último dia 10 de agosto, a prefeitura da cidade despejou 20 mil "bolas de sombra" no reservatório principal de Los Angeles. Tratou-se da última etapa do plano de proteção da água - que contou com o investimento de US$ 34,5 milhões. As bolinhas, que custam apenas 36 centavos de dólar cada, reduzem a evaporação e protegem a água de animais e de sujeira. Nada menos que 96 milhões dessas pequenas esferas foram despejadas no reservatório que armazena até 12,5 bilhões de litros d'água. A cidade de Los Angeles foi a pioneira nesse tipo de tecnologia.

As bolas de sombra também evitam o crescimento de algas e previnem ação de reações químicas que podem ocorrer entre o cloro e o sol. Em nota oficial, a cidade afirma que as bolas são uma "forma econômica de reduzir a evaporação de cada ano em até 1,14 bilhão de litros, o suficiente para providenciar água potável para 8,1 mil pessoas por um ano inteiro".

Fonte: Gizmodo Brasil e Department of Water and Power

Veja também:
-Purificador de água sueco pode levar água potável a milhões
-Adolescente americana cria purificador de água que funciona a base de luz solar


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail