Cápsula habitável promete vida independente dos sistemas de energia e de água

Conceito de uma pequena habitação sustentável é criado na Eslováquia.

Cápsula habitável

O escritório eslovaco Nice Architects revelou recentemente seu mais novo projeto conceitual, a Ecocapsula. O micro abrigo em formato oval promete trazer ao público um novo estilo de vida “off-grid”, ou seja, independente das redes de água e energia.

Medindo cerca de 4 m por 2,4 m e pé direito de 2,5 m (mais ou menos 9,6 m²), a cápsula é aparelhada com uma impressionante tecnologia sustentável capaz de trazer a seu usuário os melhores benefícios em termo de independência e economia, além da facilidade de transporte para qualquer lugar por caminhão, pick-up e até guindaste. A micro-habitação pode ser facilmente utilizada como quarto adicional, escritório, uma pequena casa para quem não necessita de muito espaço e até como ponto de recarga para veículos elétricos. O interior conta com vaso sanitário, chuveiro, cama dobrável, mesa para trabalho ou jantar e diversos espaços para armazenamento.

Para tornar a cápsula independente, o modelo conta com sistemas de captação e filtragem de água pluvial, energia solar e eólica. Os painéis solares instalados na cobertura são integrados a uma bateria que armazena energia e, sua turbina eólica de 750 W, gera energia complementar sem fazer ruído. O banheiro possui um sistema de compostagem de resíduos e um equipamento de filtragem de água que a torna potável.

A empresa divulgou apenas imagens demonstrativas, mas planeja tornar o modelo disponível ainda esse ano e, segundo os diretores da empresa, o produto entrará no mercado a um preço acessível.

Interior da cápsula habitável

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail