Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

General Electric (GE) desenvolveu membrana residual que contribui para processo 

No Portal eCycle já foi demonstrado como a água de reúso pode ser utilizada, e as inovações tecnológicas neste campo continuam. A General Electric (GE) desenvolveu uma nova membrana que auxilia no tratamento da água residual e gera energia renovável.

A inovação combinou as membranas ZeeWeed 500 com a tecnologia de digestão anaeróbica para criar as membranas anaeróbicas bioreatoras (AnMBR). Para as indústrias que buscam o reuso da água residual, essa nova tecnologia reduz custos, aumenta a performance e produz energia renovável, segundo seus produtores.

A digestão anaeróbica é o processo biológico no qual micro-organismos quebram os materiais biodegradáveis quando não há oxigênio disponível. Um dos produtos resultantes desse processo é o biogás, que pode ser utilizado para gerar energia elétrica e calor.

Essa tecnologia não era antes oferecida devido a algumas desvantagens do processo. Entretanto, para a GE, a mistura entre as membranas minimiza muitos dos problemas. Este novo processo anaeróbio separa o tempo de retenção de sólidos do tempo da retenção hidráulica, aumentando o metano que não tem sólidos suspensos, e, finalmente, melhorando a qualidade do efluente.

Resumindo: ao passar pela nova tecnologia, os materiais orgânicos são retirados da água residual e transformados em biogás. Este, logo em seguida, é usado para gerar energia elétrica e calor (ambos muito úteis em processos industriais).

Quando chegar ao mercado, essa nova técnica pode evitar que as indústrias utilizem processos que apenas causam um dano maior ao meio ambiente e também pode colaborar para a produção energética renovável.

Veja o vídeo (em inglês) para entender melhor:

Fonte: Greener Ideal e General Eletric

Veja também:
Água de reúso será usada para abastecimento em SP
Evite o desperdício de água na sua casa com reaproveitamento, troca de itens e sabendo ler o hidrômetro
Reúso de água em lavanderia de Cuiabá gera economia financeira e de água


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais