Projeto de culinária responsável alia alta gastronomia e preservação da natureza

Iniciativa da Fundação Grupo Boticário reverte parte da renda obtida na venda de pratos sustentáveis para projetos de preservação da natureza, e também disponibiliza receitas

Além de uma necessidade, o ato de comer também pode ser um prazer desde que o alimento esteja bem preparado para passar pelo crivo do paladar. Essa satisfação pode ser responsável se, além do sabor, textura e aroma, as condições de preparo da comida forem ambientalmente corretas. Essa é a premissa básica do programa Gastronomia Responsável.

Idealizado pela Fundação Grupo Boticário, o projeto tem a finalidade de unir alta gastronomia e preservação da natureza. Restaurantes da cidade de Curitiba foram procurados em 2010 e aceitaram participar da iniciativa, com a contrapartida de seguirem, em determinados pratos, quatro princípios da iniciativa: utilização de ingredientes orgânicos, utilização de produtos regionais, não utilização espécies ameaçadas de extinção e aproveitamento integral de alimentos.

Com o passar do tempo, apesar de ainda estarem concentrados predominantemente em Curitiba, muitos restaurantes aderiram ao Gastronomia Responsável em cidades de diversos outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro (clique aqui para ver quais são as opções mais próximas). Parte do valor arrecadado com os pratos ligados ao programa é revertido para projetos de conservação promovidos pelo Grupo Boticário (veja mais aqui).

Culinária caseira

Mas não é apenas nos restaurantes que é possível colaborar com a causa. O portal do programa oferece mais de 120 opções de receitas sustentáveis que seguem pelo menos um dos quatro preceitos básicos já citados. As colaborações são dos restaurantes conveniados e dos próprios internautas. Clique aqui para conhecer as receitas e compartilhar suas descobertas culinárias sustentáveis.

Conhece algum lugar legal que poderia se aliar ao Gastronomia Responsável? Passe a dica adiante. O primeiro contato se dá no próprio site do projeto. Confira abaixo um vídeo institucional do programa:

Veja também:
-Macarrão pode ser mais saudável
-Mantenha as frutas conservadas sem o uso de materiais plásticos
-Saiba como evitar a perda de nutrientes na hora de preparar vegetais
-Reaproveite os alimentos


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail