Bem vindo ao antropoceno: vídeo mostra os efeitos da ação do homem sobre a Terra

A prova de que as atividades humanas tiveram um impacto significativo sobre os ecossistemas do planeta

Você sabe o que é antropoceno? Antropoceno é uma nova era geológica, como explicado na matéria "Especialistas querem oficializar nova era geológica: a ‘Idade do Homem’ ". Segundo cientistas defensores da nova era geológica, a influência humana impactou permanentemente o planeta Terra a ponto de justificar a criação de uma nova era geológica. 

Vídeo demonstra cronologicamente as transformações no planeta provocadas por influência de nossa espécie. Chamado de “Welcome to the Anthropocene”, o filme traça o crescimento da humanidade como uma força global em escala equivalente aos principais processos geológicos. A tradução de seu título: "Bem vindo ao antropoceno" refere-se as provas sobre os significativos impactos globais das atividades humanas sobre os ecossistemas da Terra, fruto de uma perspectiva antropocêntrica e limitada que vimos adotando ao longo do processo "evolutivo" de nossa civilização.

É uma animação bem produzida com cerca de três minutos em que a narradora parte do nascer da sociedade industrial inglesa, meados do século XVIII,  ano de 1750, descreve o desenvolvimento da Revolução Industrial e seus efeitos culminando com as mudanças do pós-segunda guerra mundial, por volta de 1950, com ênfase na emergência de aspectos como globalização, marketing, turismo e enormes investimentos que apoiaram o rápido crescimento populacional. Descreve a ampliação do acesso à saúde, segurança e os efeitos positivos sobre o substancial aumento da longevidade humana dentre muitos outros progressos que o acelerado processo de desenvolvimento foi capaz de trazer.

Entretanto, com o crescimento exponencial da população e do consumo dos recursos naturais, o planeta tem sofrido e o vídeo aponta esses efeitos, lembrando que os níveis dos gases de efeito estufa estão altos, as temperaturas aumentando, a biodiversidade está sendo perdida, o nível do mar subindo, a acidificação dos oceanos como uma real ameaça e muitas outras consequências da ação de nossa espécie.

Ao final, a narradora ao mesmo tempo em que cita o crescimento da população mundial que deve chegar a nove bilhões, também passa uma mensagem de que nós moldamos nosso passado e presente e que somos capazes de moldar nosso futuro, pois somos a primeira geração a perceber essa nova responsabilidade, de cuidar do "nosso" planeta para as futuras gerações.

O curta-metragem foi encomendado pela conferência Planet Under Pressure e apresentado no início da cúpula Rio+20 United Nations Conference on Sustainable Development, pelo secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Produzido pela organização Globaia, juntamente com a International Geosphere – Biosphere Programme (IGBP), a Stockholm Resilience Centre (SRC) e a Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO).

Veja abaixo o vídeo com narração em inglês



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail