Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cedir empresta computadores a projetos e os retoma no fim da vida útil para que haja uma destinação correta

Não é de hoje que os eletrônicos são um problema ambiental. Porém, faz pouco tempo que a sociedade começou a se preocupar com o descarte correto desse tipo de produto. Na Universidade de São Paulo (USP), a professora Tereza Cristina de Carvalho, do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da Escola Politécnica, foi a idealizadora de um projeto pioneiro em universidades brasileiras: o Centro de Descarte e Reúso de Gestão Ambiental (Cedir).

Inaugurado em dezembro de 2009, o Cedir tem como objetivo principal ser uma referência no descarte correto para materiais eletrônicos, principalmente os de informática, e foi elaborado em parceria com dois programas do Massachussetts Institute of Technology (MIT), além de seguir as diretrizes mundiais de sustentabilidade definidas pela ONU no World Summit de 2005.

Os produtos aceitos na lista oficial do centro são: mouses, teclados, CPU, monitores, impressoras, scanners, CDs, DVDs, webcams, telefones e celulares. O Cedir não aceita televisores, fitas VHS e fitas cassete. No caso desses itens, a orientação do centro é para que o consumidor procure o fabricante, que é quem possui a responsabilidade pelo descarte final do produto. Membros da comunidade USP (alunos, funcionários e professores) e pessoas físicas em geral (externas à comunidade) podem fazer doações.

Fluxograma
Imagem de Facebook do Cedir

Processo

Para fazer a doação, basta levar os equipamentos eletrônicos que você quer descartar até o Cedir. Depois de recebido, o material vai para a primeira etapa, a de coleta e triagem. É aí que a equipe de técnicos avalia se o equipamento ainda pode ser reutilizado. Se sim, ele será reparado e enviado a projetos sociais em forma de empréstimo. Os itens que não têm essa possibilidade são encaminhados para a segunda etapa, a de categorização. Nela, os equipamentos são pesados, desmontados, descaracterizados e separados por tipo (plásticos, metais, placas eletrônicas, cabos, etc.). Alguns são prensados para diminuir o peso. A última etapa é a da reciclagem. Empresas credenciadas pela USP e especializadas em determinados materiais recolhem os resíduos no Cedir e fazem o processo de reciclagem. Desde 2009, o Cedir já recebeu mais de 120 toneladas de material eletrônico.

Saiba mais sobre o Cedir:

O Cedir está localizado na Cidade Universitária da USP, no Butantã, em São Paulo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14h às 17h. O endereço é Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, n° 399. LASSU – Laboratório de Sustentabilidade – POLI/USP – www.lassu.usp.br. Unidades USP precisam agendar a entrega pelo e-mail cedir@usp.br. Mais informações podem ser obtidas através do mesmo e-mail ou pelos telefones (11) 3091-8237/8238.

Na seção Postos de Reciclagem da eCycle, o Cedir já está cadastrado. Se você não é de São Paulo, busque o destino mais próximo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais