Em São Paulo, "Minhocão" oficialmente vira parque

Com sanção, parque terá mais possibilidades de organização

Imagem: Parque Minhocão

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou, no dia 9 de março, a lei municipal que denominará como “Parque Minhocão” o Elevado Costa e Silva, nos períodos em que a via estiver fechada para o tráfego de veículos e aberta para pedestres, ciclistas e skatistas.

Na prática, a mudança permitirá a adoção de medidas previstas em outros parques da cidade, como a criação de um conselho gestor e ações de zeladoria para garantir o aprimoramento de sua utilização pela população. A criação de um posto de zelador, contratado pela prefeitura, e a vigilância da Guarda Civil Metropolitana também podem ser possibilidades viáveis, caso os usuários do parque apontem essa necessidade.

Atualmente, o Elevado Costa e Silva fecha para carros a partir das 21h30, de segunda a sexta-feira, reabrindo às 6h30 do dia seguinte. Aos sábados, o trânsito de veículos é interrompido às 15h, e pedestres e ciclistas podem usufruir do "Minhocão" até as 6h30 de segunda-feira. A via também fecha para carros nos feriados. Com a transformação do elevado em parque, não haverá alteração nesses horários.

Algumas melhorias implantadas recentemente no entorno do "Minhocão", como a instalação de jardins verticais nas empenas cegas de edifícios vizinhos e a construção da ciclovia abaixo do elevado, com troca da iluminação para lâmpadas de LED, foram sugeridas pela própria população. Os coletivos que atuam na região poderão ser chamados pela Subprefeitura local para participar do futuro conselho gestor.

A discussão sobre a utilização do "Minhocão" também vai ao encontro das diretrizes do Plano Diretor Estratégico, aprovado em 2014. O PDE prevê que, até 2029, a administração municipal estude uma destinação definitiva para a via, que pode ser sua transformação permanente em parque ou o desmonte do elevado. 

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Veja também:
-Primeiro jardim vertical do Minhocão, em SP, fica pronto em setembro
-Ciclovia do "Minhocão" é inaugurada em São Paulo com 4,1 km de extensão


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail