Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Não é fácil manter uma dieta sem açúcar, mas também não é impossível. Confira!

Manter uma dieta sem açúcar tem sido uma busca muito frequente. Uma edição do programa norte-americano “60 minutes”, do canal CNN, exibiu o Doutor Sanjay Gupta e outros especialistas discutindo uma pesquisa sobre as consequências do açúcar refinado à saúde. O resultado do estudo revelou que o açúcar não só contribui para a obesidade humana como também pode provocar doenças cardíacas, diabetes e até câncer.

A frutose é encontrada na maioria dos alimentos que ingerimos hoje em dia. Aparentemente, por estar presente em grandes quantidades de alimentos, ela é vista por grande parte da população como não prejudicial à saúde, sem contar que o nosso cérebro, ao consumir algo doce, libera dopamina, que traz sensação de prazer.

Por esses motivos, é bem difícil começar uma dieta sem açúcar. Mas não é uma tarefa impossível. Confira 11 dicas de como deixar de comer açúcar refinado.

1. A primeira iniciativa é a motivação

Antes de começar a dieta sem açúcar, é necessário que você tenha motivação constante, como na maioria das vezes, o início é sempre pior. Para se convencer de vez, dê uma olhada no vídeo citado no início da matéria (em inglês):

2. Elimine refrigerantes

Você sabia que uma lata de refrigerante padrão possui cerca de dez colheres de chá de açúcar? Pois é, se você conseguir largar o vício ou hábito de tomar refrigerante você conseguirá reduzir drasticamente a quantidade de açúcar ingerida. Mas não são só os gaseificados que têm esse problema. Bebidas, em geral, que precisam de alta taxa de açúcar para se adoçarem, podem ser cortadas do seu cardápio diário. Quando necessário, se possível, use adoçantes naturais. Conheça alternativas na matéria:

adoçante natural
Adoçante natural: conheça seis opções

3. Cuidado com produtos industrializados

Evite esse tipo de produto. E mesmo que você adquira produtos orgânicos, fique atento à taxa de açúcar. Evite congelados e embutidos e faça, com produtos locais e saudáveis, suas próprias refeições.

4. E se for comer fora?

Antes de entrar em qualquer restaurante, pesquise aquele que oferece refeições balanceadas e que não utilize açúcar em seus pratos. Dê oportunidade a alimentos assados, pois estão menos propensos a conterem grande quantidade de açúcar.

5. Faça uma dieta de proteína e vegetais

No livro escrito de Julie Ross, “The Cure Mood, a escritora recomenda a remoção de alimentos refinados (açúcar branco e farinha branca) da dieta. Ela ainda recomenda o consumo de 20 a 30 gramas de proteína a cada refeição e de quatro a cinco xícaras de legumes todos os dias.

6. Desafie-se

Às vezes, na tentativa de reduzir o açúcar, você deixa de se alimentar direito, o que não é recomendável. Vá se desafiando aos poucos e aumente cada vez mais a rejeição ao açúcar.

7. Compartilhe a ideia

Manter uma dieta sem açúcar já uma tarefa muito difícil e sozinho é pior ainda. Compartilhe a ideia com amigos para que a tarefa se torne mais completa e prazerosa. Nada melhor que ter outra pessoa para trocar informações, receitas e ter uma motivação ainda maior.

8. Segure o desejo

Após alguns dias sem consumir alimentos com açúcar, seu desejo por doce irá diminuir. Uma dica para auxiliar seu organismo é ingerir alimentos probióticos, como chucrute caseiro, kefir de coco ou kombucha. A acidez dessas refeições deve ajudar a contrariar seu cérebro quando ele desejar algo doce e, além disso, contribui para a redução da ansiedade. Suplementos de Glutamina e L-glutaminas também são recomendados, mas consulte um médico antes antes de tomar quaisquer suplementos.

16 opções naturais de remédio para ansiedade

9. Faça atividades que te façam bem

A saúde não se resume apenas ao que você pode ou não comer, também é importante se exercitar diariamente – claro, desde que haja comida em seu estômago – e realizar atividades prazerosas. A saúde também exige bem estar.

10. Vá por partes

Bom, se você já tentou manter uma dieta sem açúcar e não conseguiu, comece a usar adoçantes orgânicos e não refinados, como xarope de bordo puro ou açúcar de coco, dentre outras opções disponíveis. Estes adoçantes possuem minerais e vitaminas intactas, tornando-os menos fatigantes ao organismo, são menos viciantes e, no caso do açúcar de coco, não influenciam tanto na taxa de açúcar no sangue. Stevia é uma ótima opção para aqueles que querem algo doce sem calorias ou qualquer aumento de açúcar no sangue.

11. Passe para a próxima geração

Se uma pessoa adulta tem dificuldade de controlar o consumo de doces, imagine as crianças. Porém, se você, aos poucos, for tirando alimentos açucarados do seu filho, a reeducação alimentar se tornará mais simples. Embora seja uma tarefa difícil, seus filhos lhe agradecerão lá na frente. Além de reduzir as compras de industrializados, uma dica é ir diminuindo aos poucos a quantidade de açúcar que você usa em receitas como doces e bolos, assim você e sua família podem se acostumar gradativamente com sabores menos açucarados. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais