O absurdo desperdício de alimentos ao redor do mundo

O equivalente a um terço do alimento produzido no mundo é desperdiçado

Todos já ouvimos falar sobre o nível absurdo de  desperdício de alimentos no mundo todo. Anualmente, os habitantes da Terra desperdiçam cerca de um terço de tudo aquilo que produzem e, por pior que possa parecer, isso não é tudo. Segundo um relatório sobre Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (ONU), a produção destes alimentos também gera um enorme desperdício de recursos, como energia, água e terra.

Um exemplo disso é que, na Europa, a produção de alimentos desperdiçados utiliza de água o equivalente ao conteúdo do Rio Volga (o mais longo do continente) e ocupa quase 1,4 bilhão de hectares de terra. Ainda, a produção de tais alimentos coloca 3,6 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera - mais do que o terceiro maior emissor de gases estufa, que é a própria União Europeia.

Confira abaixo um vídeo que explica como o desperdício de alimentos gera uma cadeia de práticas nada sustentáveis para o planeta:


Outro dado relevante é a quantidade de dinheiro gasto nesse processo: o custo dos restos de comida é de US$ 750 bilhões por ano. Mais do que o gasto financeiro, o relatório aponta indicadores de desperdício chocantes. Por exemplo: o setor de carnes da América Latina desperdiça 80% de toda a produção. Os níveis de resíduos de alimentos no varejo são maiores nos países mais ricos. 

Além do consumo consciente, outra forma de atenuar os efeitos do desperdício de alimentos é reciclá-los, conforme mostra o vídeo feito pela ONG britânica Recycle for Wales:

    

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail