Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Por Thais Cardoso em IEA USP Investir o próprio dinheiro para financiar empreendimentos ligados a causas ambiental e socialmente conscientes é uma tendência crescente e tem se mostrado uma alternativa interessante à poupança ou outros investimentos clássicos com propósito exclusivamente financeiro. Para promover um debate sobre esse tema e conectar sociedade, mercado e academia em torno da ideia, o Projeto Extensão Solidária da USP e o Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), grupo de pesquisa ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto promovem no dia 24 de novembro, a partir das 14h o webinar Mercado de Capitais e Desigualdades – Desafios e oportunidades.

A transmissão será pelo canal do IEA-RP no YouTube. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. Os participantes receberão certificado mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado durante o evento.

O objetivo do webinar é reunir profissionais e organizações que têm promovido a democratização do mercado financeiro e de capitais para debater com a universidade critérios sociais, ambientais e de governança nos investimentos e investimentos com propósito, ou seja, que tenham impacto social ou ambiental direto, como ferramentas ainda pouco exploradas para redução das desigualdades.

Participam como debatedores o economista e fundador do Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop) Eduardo Moreira; a economista-chefe da Brasilprev Laiz de Carvalho; o diretor da FAMA Investimentos Fábio Alperowitch; e o CEO Ativista do Grupo Gaia João Paulo Pacífico.

A mediação será do professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP e vice-coordenador do GPublic, João Luiz Passador, e pelo idealizador e fundador do Projeto Extensão Solidária da USP, Danilo Sérgio de Souza, que também estão à frente da organização do evento.

Mais informações: iearp@usp.br

Sobre os palestrantes

Eduardo Moreira é engenheiro, economista e um dos empresários fundadores da gestora de ativos Brasil Plural. É também ex-sócio do Banco Pactual e fundador do Programa de Financiamento Popular da Agricultura Familiar para Produção de Alimentos Saudáveis (Finapop). Como autor, escreveu diversos livros, incluindo o best-seller Encantadores de Vidas (2012) e O Que os Donos do Poder Não Querem que Você Saiba (2017).

Laiz de Carvalho é bacharel e mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. Fundou o Black Swan, iniciativa que nasceu com o propósito de preparar e empoderar mulheres pretas para assumirem qualquer vaga, inclusive cargos estratégicos, de gestão, c-level, no mercado financeiro. Atualmente, é economista-chefe da Brasilprev Seguros e Previdência.

Fábio Alperowitch é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School. Fundou e é o atual diretor da FAMA Investimentos, uma das primeiras casas de gestão de recursos a estabelecer os critérios ambientais, sociais e de governança na definição de portfólios.

João Paulo Pacífico é graduado em Engenharia Industrial pela Escola de Engenharia Mauá e tem MBA em Finanças pelo Ibmec. Criou, em 2009, o Grupo Gaia, que busca desenvolver empresas saudáveis focadas em pilares como felicidade e impacto socioambiental. Em 2016, escreveu o livro Onda Azul: 5 passos para você formar uma equipe feliz e empreender com sucesso, que chegou a ser o mais vendido da Amazon na categoria Empreendedorismo. Participou na estruturação e securitização do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) emitido recentemente pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, o que permitiu conectar investidores a 13 mil agricultores familiares, gerando emprego, renda e lucros por meio do mercado de capitais.

Sobre o Projeto Extensão Solidária

O Projeto Extensão Solidária é uma ponte entre a universidade e a comunidade externa. Através da realização de oficinas culturais e pedagógicas, direcionadas especialmente a crianças e adolescentes, os estudantes universitários conseguem aplicar seus conhecimentos acadêmicos, a fim de exercer a responsabilidade social como alunos de uma instituição pública. Saiba mais em https://bit.ly/extensaosolidaria.

Sobre o GPublic

O Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) é um grupo de pesquisa registrado no CNPq e ligado ao IEA Polo Ribeirão Preto da USP. Sua produção científica está direcionada a quatro linhas de pesquisa: Desenvolvimento Local e Territorial, Inovação Organizacional, Políticas Públicas Integradas e Avaliação de Políticas Públicas. Saiba mais em: https://sites.usp.br/iearp/pesquisa/grupo-de-estudo/gpublic.