Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Veja o que faz um vaso sanitário sustentável e seus diferentes tipos

Um vaso sanitário sustentável, por definição, é um tipo de vaso sanitário que apresenta poucos ou nenhum impacto ao meio ambiente. Ou seja, usa pouca ou nenhuma água para funcionar, ajudando a conservar recursos hídricos, além de outros benefícios.

Estima-se que 80% da água utilizada por vasos sanitários convencionais no mundo inteiro acaba voltando diretamente para o meio ambiente sem tratamento. Segundo a WWF, os resíduos humanos não tratados ou geridos de forma inadequada são uma das fontes mais significativas de poluição da água em todo o mundo, resultando na contaminação de recursos hídricos e, consequentemente, prejudicando o ecossistema e a biodiversidade. 

Similarmente, o desperdício de água também é um problema enfrentado por vasos sanitários convencionais. Acredita-se que a descarga dos vasos sanitários representa cerca de 24% do consumo total de água das famílias — apenas uma descarga pode gastar mais de três litros de água. 

Portanto, investir em soluções como o vaso sanitário sustentável pode oferecer benefícios ao meio ambiente e ao consumidor. 

Vaso sanitário movido a energia solar trata águas residuais

O que faz um vaso sanitário sustentável? 

Considerando todos os impactos apresentados por vasos sanitários normais, um vaso sanitário sustentável é caracterizado pelos seguintes critérios: 

  • É uma solução eficaz de gestão de resíduos e não libera resíduos no meio ambiente. 
  • Usa pouca água para descarga ou não usa água. 
  • Funciona sem grandes quantidades de energia proveniente de combustíveis fósseis. 
  • Segue regras e regulamentos de saúde e segurança para o gerenciamento de resíduos humanos.
  • É higiênica. 

Tipos de vasos sanitários sustentáveis 

Existem diversos tipos de vasos sanitários sustentáveis, com diferentes características. Conheça alguns deles: 

Vaso sanitário de areia

O projeto do designer Archie Read foi pensado para resolver a escassez de saneamento básico em países subdesenvolvidos. Batizado de “Sandi”, a privada separa os resíduos líquidos e sólidos, permitindo o seu funcionamento sem água. 

Esse banheiro sustentável utiliza areia e foi desenvolvido para pessoas de baixa renda que sofrem em consequência da escassez de projetos de saneamento básico em áreas rurais. Com o objetivo de ser sustentável, os custos operacionais do vaso são de 74 dólares. 

O vaso sanitário é feito por três partes principais: uma descarga mecânica, esteira transportadora básica para afastar os excrementos em caso de falta de abastecimento de água e divisória colocada dentro do vaso sanitário que separa os fluxos de resíduos para que possam ser reaproveitados como fertilizantes.

Vaso sanitário de baixo fluxo

Existem alguns tipos diferentes de vasos sanitários de baixo fluxo, incluindo descarga única e descarga dupla.

Os de descarga única funcionam com os mesmos mecanismos de uma privada normal. Porém, utiliza menos água. De fato, os vasos de baixo fluxo reduzem o consumo de água da descarga em até 77% em comparação com privadas convencionais. 

Já os de descarga dupla utilizam o que é chamado de sistema de lavagem — possuem dois botões de descarga, um para resíduos líquidos e outro para sólidos. Essa diferenciação possibilita um menor fluxo de água, economizando o recurso. 

Banheiro seco

Banheiro seco é uma versão de vaso sanitário que funciona sem o uso de descarga de água. Esse modelo de vaso é mais sustentável do que a privada comum, pois reduz o gasto de água e energia.

O banheiro seco pode mandar os resíduos diretamente para o solo, envolvendo o processo de cavar um buraco. Uma desvantagem desse sistema é a possibilidade de contaminar os lençóis freáticos. Nesse caso, o banheiro precisa ser implantado em locais em que o nível do lençol freático não seja alto. Por outro lado, existem outros modelos de banheiro secos que podem ter um lugar de armazenamento de resíduos.

No caso de banheiros de compostagem, existem dois modelos diferentes, o de compostagem lenta e o de compostagem ativa. O banheiro de compostagem lenta consiste em uma caixa com a presença de um assento, em que os dejetos são armazenados em seu interior. Já o banheiro de compostagem ativa contém um sistema de ventilação, para oxigenar o ambiente e favorecer a decomposição.

Banheiro seco: o que é e como funciona?

Sanitários a biogás

Similar aos banheiros de compostagem, os sanitários a biogás reciclam resíduos humanos. O modelo inclui um biodigestor — um local onde bactérias anaeróbicas decompõem os resíduos e os transformam em biogás

Vaso sanitário por pressão

Esse tipo de vaso sanitário sustentável usa ar comprimido para ajudar a eliminar os resíduos da privada. O modelo é principalmente utilizado em ambientes comerciais, mas versões domésticas também estão disponíveis.

Práticas sustentáveis 

Embora muitos dos vasos sanitários sustentáveis não sejam acessíveis ao público geral, algumas práticas podem ser adotadas para diminuir os impactos decorrentes do vaso sanitário convencional. São elas: 

  • Uso de produtos de limpeza naturais. 
  • Evitar o descarte de produtos pelo vaso — como cotonetes, absorventes e lenços umedecidos. 
  • Reduzir o número de descargas. Epidemiologistas acreditam que reduzir o número de descargas de urina não traz riscos à saúde, uma vez que o resíduo é estéril a não ser que o indivíduo esteja com algum tipo de infecção no trato urinário.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais