Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com a mensagem “Sobrou embalagem de tinta? Deixe com a gente!”, a marca torna seu projeto definitivo e aponta expansão

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
  • + de 11 toneladas de material já foram encaminhadas para reciclagem e coprocessamento até o momento
  • A iniciativa recolhe embalagens e resíduos de tintas de qualquer marca nos pontos de coleta

São Paulo, junho de 2023 – A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, em linha com seu compromisso com a sustentabilidade, anuncia seu programa de Logística Reversa para endereçar o descarte apropriado de sobras de tintas e embalagens e facilitar a jornada de pintura do consumidor. Com os princípios da economia circular, a iniciativa, que começou em 2020 com um projeto piloto, agora apresenta sua versão definitiva, coletando resíduos de tintas – de qualquer fabricante – em pontos de vendas parceiros distribuídos pelo Brasil.

O diferencial do projeto está no pioneirismo da fabricante em requalificar não somente latas, mas também sobras de tintas. Nesse caso, esse tipo de resíduo vai para coprocessamento, virando energia novamente para outros processos industriais como, por exemplo, para a produção de cimento. Até o momento, mais de 11 toneladas de material já foram encaminhadas para processamento energético e reciclagem, em mais de 194 coletas.

Os impactos ambientais do programa já apresentam resultados relevantes. Até maio 2023, mais de 3,1 milhões de litros de água e 391 kWh de energia foram economizados e de cerca de 40,9 kg de emissão de CO2 na atmosfera foi evitada. Além disso, nesse período, 45,4% do material coletado foi reciclado e preservou cerca de 12,3 mil kg de minério de ferro, 6,9 mil kg de carvão mineral e 591 kg de calcário.

Programa de Logística Reversa: Divulgação Suvinil

Para que os consumidores sejam estimulados a levarem as sobras aos pontos de coleta, a Suvinil realiza um treinamento com os vendedores das lojas e oferece material informativo para que possam abordar o cliente no momento da venda, lembrando-o de trazer as sobras dos produtos de volta para descarte apropriado. Mais do que cumprir a legislação e ajudar na jornada do consumidor, a marca acredita no poder da educação para a mudança da cultura de consumo, por meio da informação, conhecimento e viabilização da coleta de resíduos em seus pontos de venda.

“Temos observado a importância de estarmos presentes com programas e ações que envolvem todas as etapas da economia circular. Com isso, após diversos feedbacks positivos apontando o valor da iniciativa, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo. O programa de Logística Reversa representa o caminho que estamos trilhando na sustentabilidade, aliado ao nosso compromisso com a facilitação da jornada de pintura”, comenta Ariane Zanetti, Gerente de Relacionamento com os Profissionais da Pintura na Suvinil.

Atualmente, o programa conta com 50 pontos e 12 grupos de lojistas nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Em processo contínuo de expansão, mais 36 pontos de coleta estarão disponíveis em lojas para os consumidores.

Como começou?

A partir do Fora da Lata, programa de aceleração de startups da Suvinil, a marca lançou um desafio, construindo todo o projeto piloto para a Logística Reversa. Com isso, a Yattó, startup acelerada pelo programa, consolidou essa expansão, trabalhando na operacionalização, com sua expertise em economia circular. A iniciativa conta também com o suporte do Prolata, que consegue redução de custos ao longo do processo, pela maturidade da cadeia em São Paulo. A organização faz parte do Acordo Setorial de Tintas junto à Abrafati.

“A aceleração da Yattó no Fora da Lata foi essencial para tornarmos viável a reciclagem e transformação das embalagens e sobras de tintas esquecidas pelo mercado. Nós personalizamos nossa solução para atender aos padrões de qualidade e simplificar os processos a fim de escalarmos o programa para outros estados. As mais de 11 mil toneladas recicladas até agora são apenas o início do impacto que podemos gerar com essa parceria. Estamos felizes em assumir o pioneirismo com a Suvinil por meio do nosso programa de Logística Reversa, um dos que mais impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade”, pontua Alexandre Galana, Diretor Presidente na Yattó.

O Projeto de Logística Reversa está entre as diversas iniciativas da Suvinil para se tornar a marca de tintas mais sustentável do Brasil.

Serviço: Para contribuir com o programa de Logística Reversa, basta entregar sobras de tintas, embalagens de tinta plásticas, de aço ou sprays – de qualquer marca – em um dos pontos de venda abaixo.

Importante: Pincéis e demais acessórios de pintura não são contemplados.

  • São Paulo (São Paulo, Campinas, Vinhedo, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, Suzano, Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André, Taubaté): Bela Tintas; Casa Toni; Casseb; Lusacor; Maia Moreira; Tintas MC
  • Paraná (Curitiba, Campo Magro, Campo Largo, Colombo, Araucária, Fazenda Rio Grande, Pinhais, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Campina Grande do Sul, Londrina) e Santa Catarina (Florianópolis): Darka; Impermix e Tintas Verginia
  • Espírito Santo (Vitória, Cariacica, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha): Politintas, Tinbol
  • Minas Gerais (Belo Horizonte e Lagoa Santa): Varejão das Tintas

Para que o consumidor acompanhe todo o processo, ele deve solicitar a documentação no ato da entrega e receberá as informações por e-mail, certificando que a lata será destinada de maneira correta, consumidor pode encontrar o ponto de entrega voluntária pelo site.

Para essas e outras criações da Suvinil em reforço à sua relação com seus stakeholders e na sua rota ESG, fique de olho nas novidades da marca em seu site.

Sobre a Suvinil

Somos a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF. Estamos presentes há mais de 60 anos em todas as regiões do Brasil, colorindo as casas de milhares de pessoas e ajudando a pintar suas histórias. Vivenciamos no dia a dia a riqueza da pluralidade e, ao longo do tempo, nos transformamos e acompanhamos os movimentos e mudanças da sociedade. O relacionamento próximo e conectado com nossos clientes, consumidores e parceiros tem nos permitido criar iniciativas alinhadas ao propósito da marca que abraça “todas as cores, todas as histórias.

Além disso, e para oferecer experiências de compras mais assertivas, especialmente atendendo as novas demandas e comportamentos do consumidor, oferecemos mais do que uma linha completa de produtos para você pintar paredes, pisos, tetos, azulejos, madeiras, metais e outras superfícies, prezamos pelas múltiplas vivências e estimulamos a renovação e transformação das histórias por meio do uso de tintas e pela energia das cores. Conheça também nossas ações de sustentabilidade na recém-lançada landing page, acompanhe as novidades em produtos e histórias inspiradoras no Pinterest e Instagram: tintas_suvinil.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais