Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aparelho oferece solução sustentável para lidar com esse tipo de resíduo

óleo de cozinha usado

Muita gente não sabe, mas a pior forma de descartar o óleo de cozinha é jogando-o na pia. Além de poder entupir o encanamento, cerca de 50 miligramas de óleo pode poluir mais de 25 mil litros de água.

A melhor opção, nesse caso, é a reciclagem. O mais comum nos dias de hoje é a sua reutilização na fabricação de sabão (veja mais “Como fazer sabão caseiro sustentável“). Mas a tecnologia agora nos oferece novas possibilidades. Uma delas é o BioBot 20, um processador de diesel caseiro que, através de uma reação química, transforma óleo de cozinha em biodiesel no ambiente doméstico.

A máquina funciona de uma forma relativamente simples, através de um processo conhecido como transesterificação. O óleo é aquecido e agitado através de uma manivela. Em seguida, basta adicionar soda cáustica e metanol puro para que a transformação aconteça. A reação demora entre 12 e 24 horas para se completar.

Apesar de ser uma boa alternativa para nosso descarte de óleo de cozinha, esse tipo de produto ainda não está disponível no mercado brasileiro. Mas isso não é desculpa para não descartar o óleo vegetal de maneira correta. Visite nosso guia e acesse a seção Postos de Reciclagem!


Veja também: