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Esta não é a primeira vez que membros do governo são criticados por suas escolhas de transporte de alto impacto ambiental

O Chanceler Jeremy Hunt escolheu voar de Londres para Manchester em vez de optar pelo trem ou um meio de transporte mais sustentável, de acordo com informações do The Guardian.

É de conhecimento geral que a aviação é um dos meios de transporte que mais emite carbono, e a viagem de Hunt terá contribuído com aproximadamente 40 kg de dióxido de carbono na atmosfera. Essas emissões provenientes de combustíveis fósseis são uma das principais causas das mudanças climáticas, incluindo eventos extremos como incêndios e inundações.

O Chanceler embarcou no voo BA1372 em classe econômica, saindo do Aeroporto de Heathrow, e a viagem levou apenas 30 minutos, enquanto a viagem de trem de Londres até Manchester levaria cerca de duas horas.

As razões para sua escolha incluíram uma reunião crucial com o embaixador japonês no domingo pela manhã e preocupações com as greves do ferroviários que poderiam atrasá-lo.

Por outro lado, o Ministro das Finanças, Rishi Sunak, optou por viajar de carro para Manchester, citando as greves no sistema ferroviário como motivo para sua decisão.

A decisão de Hunt de escolher um meio de transporte de alto teor de carbono gerou críticas. Chris Venables, vice-diretor de política do thinktank ambiental Green Alliance, comentou: “A escolha do Chanceler de voar, um dos meios de transporte mais poluentes, em vez de um trem que levaria algumas horas, com razão suscita preocupações, especialmente após os recuos significativos deste governo em relação à agenda verde nas últimas semanas.”

Ele acrescentou: “Essas mudanças políticas alarmantes tornam ainda mais urgente que o Chanceler responda rapidamente à corrida global pelo investimento verde liderada pelos EUA e China, enquanto o Reino Unido fica para trás.”

Um porta-voz do partido trabalhista afirmou: “Jeremy Hunt parece ter adotado a preferência de Rishi pelo voo. Ambos sabem que a ineficiência econômica do governo conservador colocou tanta pressão na rede ferroviária que não se pode confiar em trens para chegar a tempo.”

O ativista climático do Greenpeace do Reino Unido, Paul Morozzo, também expressou suas preocupações: “Os hábitos de viagem com alto teor de carbono dos ministros do governo levantam dúvidas sobre sua sinceridade quando falam sobre seu compromisso com a proteção do meio ambiente.”

Ele questionou se a decisão do Chanceler de voar foi uma gafe de relações públicas ou uma demonstração de lealdade partidária, destacando o foco do governo nas reviravoltas ambientais como tema central de sua campanha eleitoral.

Esta não é a primeira vez que membros do governo são criticados por suas escolhas de transporte de alto impacto ambiental. O primeiro-ministro também enfrentou críticas por seu uso de jatos particulares e helicópteros em viagens curtas, argumentando que isso otimiza seu tempo, apesar dos custos e impactos climáticos envolvidos.

Dados recentes do Ministério da Justiça revelaram que Rishi Sunak usou jatos e helicópteros para voos domésticos com mais frequência do que os três primeiros-ministros anteriores do Reino Unido. Essas viagens incluíram deslocamentos que poderiam ser facilmente feitos de trem em um tempo muito menor.


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