Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Eletrodomésticos de linha branca são aparelhos de grande porte considerados essenciais para o dia a dia

Eletrodomésticos de linha branca são bens de grande porte considerados essenciais no dia a dia. Esses produtos normalmente são de alto custo e sua demanda acompanha o crescimento econômico de um país. Isso porque quanto maior o poder de compra do consumidor, maior o crescimento das vendas.

O Brasil tem um dos maiores mercados de eletrodomésticos de linha branca do mundo, juntamente com os Estados Unidos, China, Alemanha, Inglaterra e Japão. 

Na perspectiva ambiental, o setor é pressionado a buscar alternativas tecnológicas para o menor consumo de energia e água. Da mesma forma, ele também tende a adquirir matérias-primas menos poluentes e com menores impactos ambientais.

Quais são os produtos da linha branca?

Os bens de consumo da linha branca são, principalmente, encontrados em cozinhas e lavanderias, mas isso não é uma restrição. Alguns exemplos são:

Quais são as características de um eletrodoméstico de linha branca?

Os eletrodomésticos de linha branca são conhecidos por possuírem um alto valor agregado e longa vida útil. Assim, sua troca não costuma ser frequente e o mercado desses bens costuma ser composto, principalmente, por consumidores que ainda não possuíam o aparelho ou por necessidade de reposição.

Apesar disso, devido ao enorme estímulo ao consumismo imposto pelo sistema econômico atual, muitas empresas lançam produtos com menor vida útil, tornando-se obsoletos rapidamente. Esse fenômeno acontece de forma proposital para aumentar o consumo de produtos e leva o nome de obsolescência programada.

Além disso, esses eletrodomésticos também possuem seu funcionamento baseado em componentes eletrônicos, que são cada vez mais sofisticados ao passar do tempo. Assim, muitos aparelhos atuais são compostos de funções e configurações mais detalhadas e aprimoradas.

Outra característica muito implementada é a redução de custos. Para tanto, muitas matérias-primas, como metais, são substituídas por alguns tipos de plásticos. Assim, o eletrodoméstico se torna mais acessível economicamente.

Qual é a diferença entre linha branca e linha marrom?

A linha branca é composta por eletrodomésticos de grande porte que auxiliam e possibilitam tarefas domésticas. Alguns exemplos incluem lavar e secar roupas ou louças; e refrigerar e cozinhar alimentos.

A linha marrom, por sua vez, é composta por eletrodomésticos e eletrônicos de pequeno ou médio porte que têm como função informar ou entreter. Eles incluem televisões, aparelhos de som, DVDs e rádios.

Impactos socioambientais do descarte incorreto de eletrodomésticos de linha branca

Muita gente não sabe, mas os eletrodomésticos de linha branca são recicláveis e precisam de um descarte correto. Eles possuem componentes que podem ter alto valor agregado para reciclagem ou reutilização.

O encaminhamento errado de seus componentes, como metais, eletrônicos, plásticos e borrachas presentes podem promover riscos. 

Eles podem liberar diversas substâncias nocivas que afetam a saúde e o meio ambiente. O lixo eletrônico e alguns metais, por exemplo, são tóxicos e liberam substâncias cancerígenas que podem chegar ao consumo humano caso descartados incorretamente.

Os plásticos, por sua vez, podem liberar microplásticos e nanoplásticos em ambientes terrestres e aquáticos, contaminando todo um ecossistema e causando diversos problemas de saúde.

Microplástico
Microplástico em humanos: o que você precisa saber

Além disso, o descarte incorreto impede que o material seja reaproveitado. Esse reaproveitamento ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de um material novo.

Por isso, é importante fazer o descarte de eletrodomésticos de linha branca de forma responsável.

Descarte de eletrodomésticos de linha branca

Foto de Janaya Dasiuk na Unsplash

Mas então, como descartar eletrodomésticos de forma correta? Uma opção é entrar em contato com  a prefeitura da sua cidade e verificar se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, pode coletar  itens como eletrodomésticos. Se sim, agende uma data de coleta e deixe o eletrodoméstico em local acessível para a equipe de coleta.

Outra alternativa é levar seu aparelho até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são os postos de coleta mais próximos de você no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado de seu eletrodoméstico de linha branca preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo
Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Alternativas ao descarte de eletrodomésticos de linha branca

A escolha irá depender do estado de seu eletrodoméstico, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Antes de descartar, você pode tentar recuperá-la com algumas alternativas, como:

Doação

Se o eletrodoméstico de linha branca não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-lo para alguém que possa utilizá-lo. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Se o aparelho tiver valor de mercado e você tiver interesse em vendê-lo, você pode optar por colocá-lo à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, o aparelho acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a logística reversa, por exemplo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais