Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você tem essa dúvida? Entenda os diferentes usos e propriedades

Óleo essencial, óleo vegetal… É bem provável que você já tenha pensado que é tudo a mesma coisa. Mas as diferenças são bem importantes e conhecê-las pode fazer com que você aproveite bem mais os respectivos benefícios.

As lições sobre o óleo que manchou o litoral do Brasil

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Por Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e r…

Definições

Começando pelo básico, o óleo. Para uma substância ser considerada um óleo, deve possuir as seguintes propriedades:

  • Ser líquida em temperatura ambiente;
  • Ser composta por moléculas longas, de um tipo de molécula ou mistura (hidrocarbonetos e/ou ácidos graxos, na grande maioria dos casos).

Semelhanças e diferenças entre o óleo vegetal e o essencial

Ambos os óleos, vegetal e essencial, são extraídos de diferentes partes de vegetais. Normalmente, os óleos vegetais são extraídos de sementes e frutos, enquanto os óleos essenciais são extraídos de caule, folhas, flores e até raízes.

Uma diferença acentuada entre os dois tipos de óleos tem a ver com suas composições, que afetam diretamente as propriedades físicas (aparência, cheiro, viscosidade…) e seus usos.

Para óleos vegetais

Normalmente óleos vegetais são mais viscosos e não possuem um aroma acentuado, isso se deve à sua composição. Óleos vegetais são compostos de moléculas bem longas e “pesadas” (gorduras), graças a isso, essas moléculas ficam mais “unidas” umas às outras, fazendo com que o líquido se torne mais “grosso”, viscoso. A grande maioria dos compostos que constituem os óleos vegetais, é formada por ácidos graxos. Muitos podem ser ingeridos e são utilizados na culinária – alguns são muito importantes para a alimentação diária, pois são fontes de vitaminas e ômega-3.

Para óleos essenciais

Os óleos essenciais são muito famosos pelo aroma agradável. O fato de conseguirmos sentir o cheiro de um óleo essencial se dá porque as moléculas ali presentes estão saindo do óleo e se espalhando pelo ar para chegar aos nossos narizes. As moléculas que compõem os óleos essenciais são menores e mais “leves”, graças a isso eles são menos viscosos e mais voláteis, evaporando mais facilmente. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos – se ingeridos, podem causar dores no estômago e até náuseas.

Diferentes aplicações

Vegetal

Além de poder ser utilizado na culinária, os óleos vegetais são utilizados como “óleos carregadores”. O óleo vegetal é utilizado para diluir óleos essenciais, sendo assim o óleo vegetal “carrega” o essencial, pois os óleos essenciais são muito concentrados e podem causar irritações na pele. Lembre-se que entre os óleos vegetais existem diferenças. Alguns são próprios para serem utilizados em cosméticos e outros apenas na culinária. Na parte de cosméticos, os óleos vegetais são muito utilizados para dar propriedades hidratantes ao produto e serem fontes de vitaminas e sais minerais. Dê também uma olhada na nossa matéria exclusiva sobre o óleo vegetal.

oleos-essenciais
As melhores ervas em forma de óleo essencial para dormir

As ervas têm propriedades incríveis conhecidas desde tempos remotos por sociedades antigas. Em formato de óleo essencial…

Essencial

Os óleos essenciais são amplamente utilizados em produtos como aromatizantes e também na área de aromaterapia. Alguns óleos possuem propriedades antibacterianas, tendo assim um uso a mais em cosméticos como conservantes. Alguns equipamentos utilizam os óleos essenciais como aromatizantes, purificadores e higienizantes do ar. Temos também outra matéria exclusiva sobre os óleos essenciais, confira!


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais