Como fazer um copo da felicidade saudável?

O copo da felicidade é uma sobremesa, comumente composta por camadas de frutas e de doces (como brigadeiro), montadas dentro de um copo. O nome faz referência ao sentimento de alegria que a pessoa sente ao consumir a receita. Apesar de delicioso, o copo da felicidade tem alta concentração de açúcar, gordura e calorias. Porém, existem formas de preparar o doce com ingredientes saudáveis. 

Os principais ingredientes do copo da felicidade são o brigadeiro, de chocolate ou de leite em pó, creme de avelã, chantilly e frutas (como morangos e uvas). Mesmo que as frutas sejam alimentos saudáveis, que oferecem benefícios à alimentação, os outros ingredientes podem não ser ideais para uma alimentação saudável— principalmente quando ingeridos em excesso.

Isso porque esses produtos têm grandes quantidades de açúcar, gordura e calorias, que contribuem para o aumento de peso, risco de diabetes e outros problemas de saúde. Para saber mais confira as matérias: “O que é sacarose e quais seus riscos para a saúde?”, “Calorias: elas importam?” e “Gordura: o que é e quais são seus tipos”.

Como fazer copo da felicidade saudável?

Se você estiver buscando uma alimentação balanceada, existem formas de substituir alguns ingredientes do copo da felicidade para torná-lo mais saudável. A seguir confira receitas da sobremesa que podem ser adicionadas em seu plano alimentar:

Copo da felicidade low-carb

Ingredientes

O que é xilitol e como utilizar?

Modo de preparo

  1. Misture o leite vegetal com o leite em pó e o amido de milho e misture até ficar com uma consistência cremosa;
  2. Adicione a essência de baunilha e o xilitol e misture até o ponto de creme;
  3. Reserve metade do creme e adicione chocolate na outra metade;
  4. Misture até o chocolate derreter e desligue o fogo;
  5. Agora é hora de montar: coloque uma camada do creme de chocolate, os morangos, uma camada do creme branco, uma de nozes e por fim mais um pouco de morango;
  6. Deixe o copo da felicidade na geladeira por uma hora;
  7. Sirva!

Receita de copo da felicidade com whey

Ingredientes

  • 100 gramas de uvas;
  • Morangos (a gosto);
  • ½ pote de iogurte desnatado;
  • 1 medidor de Whey;
  • Leite em pó vegetal;
  • 100 gramas de chocolate 70% cacau;

Modo de preparo

  1. Derreta o chocolate no microondas e depois misture com o leite;
  2. Misture o whey com o iogurte;
  3. Coloque uma camada do creme de chocolate no copo, as frutas, depois a camada de creme branco;
  4. Deixe gelar por uma hora;
  5. Sirva!
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais