No trabalho, é possível poupar o planeta

eCycle

Trabalho é um local em que é possível evitar o desperdício

engravatados

Não só em casa, mas também em lugares públicos e, principalmente, no local de trabalho é possível adotar medidas que evitem danos ao planeta. Confira algumas dicas de como implementar economia no ambiente de trabalho e ajudar a poupar o planeta.

  • Deixar de utilizar copos, talheres e canudinhos descartáveis ajuda a reduzir o gasto com plástico. Na hora do cafezinho do serviço, não vale a pena utilizá-los. Outra boa medida é revisar os textos e arquivos antes de imprimir, pois se evita gastos desnecessários de papel. Perca mais cinco minutinhos que podem valer algumas árvores. Se for rascunho, imprima numa folha de papel já usada. Mas antes, instale um tipo de fonte no seu computador que diminui o gasto com tinta.
  • Para decorar seu ambiente de trabalho, dê preferência às plantas, elas deixam o local mais agradável e ajudam a purificar o ar. Passe adiante visões e atitudes ecologicamente corretas aos colegas de trabalho. A planta pode ser um bom início.
  • Na hora de se locomover para o trabalho, tente usar transporte público. Se for de carro, tente dar carona aos seus vizinhos ou pegue carona com eles; faça regularmente a revisão para que seu carro esteja dentro dos padrões ambientais e reduza a emissão de poluentes. Se informe qual a meta de redução de emissões e cobre as autoridades.
  • Quando for se hospedar em hotéis devido a questões de emprego, peça para o serviço de quarto não trocar todos os dias toalhas e lençóis (não há essa necessidade).
  • Os monitores de nova geração consomem menos energia. Se o seu escritório vai trocar as máquinas, avise sobre a necessidade de se descartar em locais apropriados. E no momento do batente, coloque seu computador em modo de espera ou desligue se não estiver usando. Assim você terá poupado energia. E, claro, o último a sair que apague a luz!

Veja também:


 

Comentários 

 
0 #1 2011-04-10 01:10
Organizei um campanha na empresa onde trabalho. Utilizar o copo de vidro ou caneca e evitar o copo de plastico. Alguns vieram me perguntar se isto ajudaria. Porque de certa forma estamos desperdiçando água na hora de lavar os copos. Por um lado estamos ajudando a diminuir o plastico mas desperdiçando a água. Isto seria o correto?
Citar
 
 
0 #2 2011-04-14 03:50
Seria o correto sim Mariana. Consideremos 8 copinhos. Se a caneca fosse lavada a cada uso, estimando-se algo como 500 ml por lavagem, 8 lavagens, seriam 4 litros dia, 20 litros semana, 80 litros mês e 960 litros ao ano. 8 copinhos plásticos ao dia equivaleriam a quase 1000 copos plásticos ano A produção destes consumiria algo como 17 litros de água e a emissão de cerca de 800 gramas de CO2 e outros gases associados ao efeito estufa. No entanto, o que mais pesaria seriam as pesadas emissões associadas ao transporte destes produtos. No caso da reciclagem mais energia seria utilizada no processo de reciclagem, o que significaria novas emissões. Pior ainda ao levarmos em conta a possibilidade da não reciclagem dos materiais, que levariam pelo menos 100 anos para se decompor. Ou seja, a melhor opção seria deixar o petróleo consumido nestes copos para uso em outros materiais mais imprescindíveis e utilizarem a caneca mesmo, opção que levou a melhor na preservação do meio ambiente.
Citar
 
 
-1 #3 2012-05-24 18:14
Prezado,

Gostei muito da matéria. A respeito da fonte para impressão que reduz o consumo de tinta, no meu site www.licitacoessustentaveis.com, ensino como instalar a ECOFont, muito legal, vale a pena.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail