Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além do sabor agradável, a castanha de baru também apresenta alto valor energético

O baru (Dipteryx alada) é o fruto do baruzeiro, imperiosa árvore nativa do cerrado localizado no Planalto Central do Brasil. O fruto do cerrado apresenta coloração marrom e uma única semente, a castanha de baru, que é comestível. Também conhecida como cumaru e cambaru, essa leguminosa vem ganhando destaque por suas propriedades nutricionais, sabor agradável ao paladar e por representar uma nova fonte de renda para agricultores familiares.

O baru, além de fornecer as sementes, também pode ser utilizado para outros fins. Sua polpa pode ser útil como complemento alimentar do gado na época de estiagem, pois apresenta alto valor energético e sais minerais. O endocarpo, camada que reveste as sementes do baru, também pode ser aproveitado para a produção de carvão, diminuindo a extração de madeira para esse fim. Outro fator positivo é que, em longo prazo, o plantio do baruzeiro em áreas a serem recuperadas, como reservas legais e de proteção ambiental como nascentes, margens de rios e córregos, favorece a sua conservação e a manutenção de outras espécies que utilizam o baru como alimento.

Características da castanha de baru e para que ela serve

A castanha de baru apresenta um sabor agradável e menos acentuado que o do amendoim. O fruto pode ser consumido de diversas formas: torrado como aperitivo, em receitas para a produção de barras de cerais, bolos, coockies, entre outros. Também é possível extrair óleo da semente do baru, que apresenta um alto grau de insaturações, comparável ao óleo de oliva, além de ser fonte de ácidos graxos oleico e linoleico (ѡ-3 e ѡ-6). A partir da torta, subproduto da extração do óleo de baru, é possível produzir a farinha de baru. Outra aplicação para as sementes do baru é a produção de bebidas alcoólicas e do molho pesto.

A castanha de baru apresenta alto valor energético (476 a 560 Kcal/100g), sua composição é caracterizada por lipídios, proteínas, fibras solúveis e pouca quantidade de açúcares, além disso apresenta altos teores de sódio, potássio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre, também é fonte de vitamina E. A castanha de baru é considerada uma importante fonte de nutrientes, porém não é aconselhável seu consumo in natura, pois apresenta fatores antinutricionais que diminuem a biodisponibilidade de nutrientes. O fator antinutricional pode ser inativado ao se torrar a semente.

O óleo de baru é considerado um produto com propriedades medicinais, sendo utilizado contra reumatismo e como regulador da menstruação, porém não há comprovação científica. Além disso, a castanha de baru pode também levar a fama de afrodisíaco e de ser um poderoso revigorante, devido às suas propriedades nutricionais. Ela, afinal, é conhecida como “Viagra do Cerrado”.

Outros estudos estão sendo realizados a fim de comprovar o poder antioxidante da castanha de baru.

Quais os benefícios da castanha de baru?

Com rico valor nutricional, a castanha de baru possui alguns benefícios à saúde. Embora muitas pessoas acreditem que seu alto valor energético engorde, dados alegam que a castanha pode ser uma aliada no emagrecimento! Aparentemente, o consumo diário desse alimento pode ajudar na redução de gordura abdominal.

Por outro lado, ela também promove a saúde do coração. Uma pesquisa indica que o consumo de 20 gramas da castanha diariamente em mulheres obesas ajudou a aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom) no sangue. Acredita-se que essa característica se dá ao valor nutricional da castanha – que é rica em antioxidantes, fibras e gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas.

Os antioxidantes presentes no fruto também ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a combater as ações dos radicais livres no organismo.

Efeitos colaterais

Como já mencionado, o consumo da castanha de baru crua não é indicado. Porém, ela pode apresentar outros efeitos colaterais. Embora não há muitas pesquisas que indiquem que o alimento seja um suposto alérgeno, pessoas com alergias a outros tipos de castanha, amendoim ou soja devem evitar a castanha de baru.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais