Óleo de damasco é excelente cicatrizante, antisséptico, regulador intestinal, entre outros benefícios
O óleo de damasco é uma substância vegetal extraída do caroço da fruta do damasqueiro, uma árvore de nome científico Prunus armeniaca. Muito parecido com o pêssego, o fruto do damasco tem um formato próximo ao da ameixa, com uma cor alaranjada, uma polpa um pouco menos suculenta e um gosto um pouco mais azedo em comparação ao pêssego. Seu nome científico é associado à sua possível origem, que foi por muito tempo ligada à Armênia (Prunus armeniaca: "ameixa da Armênia"). No entanto, após mais pesquisas, o pensamento mais aceito é o de que o damasco é proveniente da China e da Ásia Central. Apesar disso, o maior exportador de damasco do mundo é a Turquia. O damasqueiro não suporta o clima brasileiro, portanto, a maior parte do damasco disponível é importado, sendo mais difícil encontrá-lo em seu formato fresco - o fruto seco é mais comum.
Extração e propriedades
Como o pêssego, o damasco possui um caroço no centro do fruto, onde se concentram diversos óleos e nutrientes. A partir da prensagem a frio do caroço, é extraído o óleo de damasco. Esse processo se baseia no prensamento dos caroços em uma temperatura controlada, para que os componentes presentes no óleo não sejam degradados. O óleo é rico em betacaroteno (pró-vitamina A, o que significa que irá gerar vitamina A no nosso organismo, vitamina que não é sintetizada por mamíferos e de grande importância para visão), também é fonte de fósforo, magnésio, potássio, ferro, vitaminas B3 e B5, ácido oleico e ácido linoleico.
Devido aos compostos presentes no óleo de damasco, ele apresenta algumas propriedades, como:
- Cicatrizante;
- Relaxante muscular;
- Hidratante;
- Antisséptico;
- Antioleosidade;
- Antioxidante;
- Fonte de ferro;
- Regulador intestinal;
- Expectorante.
Aplicações e como utilizar
Graças às suas propriedades, existem diversos usos do óleo de damasco e suas aplicações se mostraram bem eficazes, como:
Cabelos
O óleo de damasco possui o poder de renovar a camada de queratina dos cabelos, além de ter ação antioleosidade, atuando como shampoo e condicionador para cabelos oleosos. Você pode adicionar algumas gotas ao seu shampoo e aplicar nos cabelos normalmente para ter o efeito desejado do óleo.
Pele
Além da sua propriedade hidratante, o óleo de damasco é recomendado para peles sensíveis, ressecadas ou oleosas, contribuindo para a maciez, proteção, hidratação e limpeza da pele. Aplique-o na pele com a ajuda de um algodão embebido em água morna.
Dores de ouvido
Podem ser aplicadas poucas gotas do óleo de damasco na parte afetada do ouvido para o alívio da região.
Relação com o combate do câncer
Um composto extraído do caroço do damasco foi muito utilizado como tratamento de câncer de próstata no século XX, chamado laetrile (ou amigdalina), porém, atualmente, o Instituto do Câncer dos Estados Unidos (NIH) não reconhece que seja um meio eficaz de tratamento, podendo até causar problemas adversos, como a intoxicação por cianeto liberado pelo laetrile.
Por mais que seja algo natural e que possua muitos benefícios, não podemos nunca esquecer de evitar o uso excessivo de qualquer produto, mantendo sempre o equilíbrio.
O óleo de damasco não possui nenhuma contraindicação, mas é aconselhável evitar o seu uso no caso de alergia ao óleo ou ao damasco. Lembre-se de sempre se certificar de que o óleo é 100% natural, sem a adição de quaisquer aditivos ou conservantes.
Veja também:
- Saiba como são obtidos, quais as finalidades e como descartar os óleos vegetais
- Óleo de palmiste é muito usado na indústria cosmética e de alimentos. Conheça seus benefícios
- Óleo de palma, também chamado de azeite-de-dendê, tem diversas aplicações
- Entenda como ocorre a produção e quais as propriedades do óleo de pêssego
- Óleo de andiroba serve como repelente natural