Nove maneiras de não usar o vinagre na limpeza

eCycle

O vinagre é uma solução de limpeza... Mas nem sempre

Vinagre

O vinagre tem propriedades de limpeza impressionantes (como já falamos "20 usos práticos para o vinagre branco" e "Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa"), sendo a escolha viável e barata para aqueles que preferem uma faxina com menos riscos à saúde e ao meio ambiente. Mas de tão eficiente, ele passou a ser visto como solução para qualquer problema doméstico. Porém, se usado de maneira errada, o vinagre pode trazer variados tipos de problemas. Para te alertar sobre esse risco, juntamos nove exemplos de como não utilizar o vinagre:

1. Confundi-lo com sabão

Vinagre é recomendado para a limpeza de diversos itens, mas ele não pode ser confundido com sabão. Agentes de limpeza alcalinos (mais básicos do que ácidos), como o detergente, foram feitos para limpar oleosidade, enquanto o vinagre terá pequeno ou nenhum efeito sobre ela.

2. Aplicar em superfícies enceradas

O vinagre irá apenas remover a cera da superfície; se você passar vinagre no capô do seu carro, ele acabará retirando aquele lindo brilho de seu veículo. Só dá para usá-lo se você quiser remover uma antiga camada de cera antes de passar uma nova camada.

3. Aplicar em peças de mármore

Não use vinagre em mármore ou outros tipos de pedra. De acordo com o Instituto do Mármore, a acidez do vinagre pode corroer superfícies de pedras.

4. Limpar telas e monitores

As telas do laptop e do smartphone possuem uma fina camada de óleo que limita as manchas e marcas de digitais. O ácido no vinagre pode remover isso, portanto, recomenda-se não utilizar a substância na limpeza de telas sensíveis.

5. Limpar panelas e frigideiras

Aço e alumínio são superfícies reativas. Caso você queira usar vinagre para limpar panelas e frigideiras, procure usar apenas naquelas de aço inoxidável ou de aço com revestimento antiaderente.

6. Misturar água sanitária e vinagre

Separadamente, ambos são poderosos agentes de limpeza; quando juntos, eles podem ser perigosos. Gás de cloro, componente usado durante a Primeira Guerra Mundial pelos alemães para espantar os inimigos para fora das trincheiras e forçá-los ao combate em campo aberto, é resultado da mistura de água sanitária com uma substância ácida (como o vinagre), portanto, nunca misture-os devido aos seus efeitos asfixiantes.

7. Uso direto em plantas

Vinagre pode ser usado como um bom inseticida, mas não é recomendado aplicá-lo diretamente em plantas infestadas por insetos, pois o ato pode danificá-las.

8. Limpar restos de ovos

Não tente limpar os restos de ovos com vinagre. A mistura irá fazer com que as proteínas no ovo coagulem, criando uma substância viscosa ainda mais difícil de limpar.

9. Mofo

Apesar de remover mofo e bolor, como a água sanitária, o vinagre apenas o faz de maneira superficial.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail