Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Objetivo é promover o desenvolvimento local e, ao mesmo tempo, conservar a biodiversidade brasileira

Já está em execução o projeto “Bem Diverso”, fruto de parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), para conservar a biodiversidade brasileira e gerar renda para comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, pontos focais e parceiros locais do projeto participaram, em Brasília (DF), do Seminário Inicial do projeto Embrapa/Pnud/GEF. No dois dias, elaboraram planejamento inicial e discutiram estratégias de execução.

O projeto abrange três biomas em cinco regiões, envolvendo 12 espécies nativas. No total, estão mobilizadas 12 unidades da Embrapa, oito instituições parceiras e um investimento de 33 milhões de dólares.

“Temos um conjunto de biomas, culturas e pessoas integradas pelo projeto, que são estratégicos não só na produção de alimentos, mas na conservação da biodiversidade”, afirmou o diretor executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior, na abertura do seminário.

O diretor de País do Pnud no Brasil, Didier Trebucq, afirmou que a agência da ONU é um parceiro histórico do Brasil na busca de uma sociedade mais justa e equitativa. “É preciso quebrar a visão antagônica de geração de renda e preservação da biodiversidade como atividades oponentes”, enfatizou.

O projeto contribuirá para o desenvolvimento sustentável em cinco regiões, chamadas de Territórios da Cidadania – Alto Acre e Capixaba; Alto Rio Pardo; Sertão do São Francisco; Médio Mearim; Sobral e Marajó – localizados em três biomas – Cerrado, Caatinga e Amazônia – por meio do uso sustentável da biodiversidade.

Iniciado em 2015 e com duração prevista de cinco anos, o projeto atuará em dois eixos principais: desenvolvimento e promoção do uso de técnicas de manejo para extração e uso sustentável de produtos florestais não madeireiros e promoção de sistemas agroflorestais; e identificação dos gargalos financeiros e de mercado que comprometem o aumento da produção e da renda de comunidades agroextrativistas e agricultores familiares.

“Queremos trabalhar o uso sustentável da biodiversidade e valorizar os meios de vida das populações. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável desses territórios e tirar subsídios para a formulação de políticas públicas”, explicou o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e líder do projeto, Aldicir Osni Scariot.

Ecossistemas, espécies de plantas nativas, práticas agroextrativistas, populações tradicionais, associações de produtores, cooperativas, entidades governamentais, organizações não governamentais e unidades da Embrapa atuarão juntas no projeto.

Workshops regionais

Durante o seminário, os participantes definiram um calendário de oficinas regionais que acontecerão nos Territórios da Cidadania. Confira as datas:

  • De 4 a 18 de março – Workshop regional no TC Médio Mearim;
  • Dias 30 e 31 de março – Workshop regional no TC Alto Rio Pardo;
  • De 4 a 8 de abril – Workshop regional no TC Sertão do São Francisco;
  • Dias 14 e 15 de abril – Workshop regional no TC Alto Acre e Capixaba;
  • De 18 a 20 de abril – Workshop regional no TC Marajó;
  • De 25 a 29 de abril – Workshop regional no TC Sobral.

Fonte: ONUBr

Veja também:
Reaproveitando fibras que eram descartadas, Embrapa desenvolve hambúrguer de caju
PNUD alcança neutralidade climática em suas operações globais 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais