Mistura de cacau com cafeína ajuda na concentração e alivia ansiedade, diz estudo

eCycle

Ela pode melhorar a concentração e aliviar a ansiedade, diz novo estudo

Café moca

Claro, você pode beber uma xícara de café ou uma caneca quente de chocolate pela manhã... Ou você pode tornar as coisas muito mais interessantes - e melhorar sua concentração - adicionando uma dose saudável de chocolate em sua xícara de café matinal.

Pesquisadores recentemente exploraram os poderes da união entre cacau e cafeína, estudando os efeitos que várias bebidas tiveram em fatores como "atenção, motivação para realizar trabalho cognitivo e sentimentos de ansiedade, energia e fadiga".

Para o estudo duplo-cego, os voluntários beberam cacau fermentado, cacau com cafeína, cafeína sem cacau, e um placebo (aromatizado e colorido infundido água) sem cafeína nem cacau. Antes de beberem e, em seguida, três vezes depois de beberem, os participantes fizeram uma série de testes para avaliar o humor, a atenção e motivação para realizar tarefas cognitivas. Voluntários repetiram os testes com cada bebida com pelo menos 48 horas de intervalo, aproximadamente na mesma hora do dia.

"Foi um estudo muito divertido", disse o autor Ali Boolani, professor da Clarkson University, nos Estados Unidos, em comunicado. "Cacau aumenta o fluxo sanguíneo cerebral, o que aumenta cognição e atenção. A cafeína sozinha pode aumentar a ansiedade. Este projeto em particular descobriu que o cacau diminui os efeitos causadores de ansiedade da cafeína - uma boa razão para beber café moca!"

Testes

Como parte de suas tarefas, os participantes assistiram como letras atravessaram uma tela e tiveram que responder quando um "X" aparecia após um "A." Eles também tiveram que fazer equações matemáticas (subtração) e tiveram que assistir a uma tela e apontar quando os números ímpares apareciam em uma linha.

Aqueles que bebiam cacau tiveram taxas de resposta mais rápidas do que aqueles que beberam água aromatizada. Aqueles participantes que beberam cacau com cafeína tiveram taxas de precisão ainda maiores do que aqueles que beberam apenas cacau. Os resultados foram publicados na revista BMC Nutrition.

Após o estudo, patrocinado pela Hershey Company, a equipe de pesquisa da Clarkson e da Universidade da Geórgia concluiu:

"O cacau fermentado pode reduzir agudamente os erros associados à atenção na ausência de mudanças na motivação percebida para executar tarefas cognitivas ou sentimentos de energia e fadiga. A cafeína suplementar no cacau fabricado pode melhorar os aspectos da atenção enquanto o cacau fabricado pode atenuar os efeitos provocadores da ansiedade que se encontram apenas ao beber cafeína."

"Os resultados dos testes são definitivamente promissores e mostram que cacau e cafeína são boas escolhas para os alunos e qualquer outra pessoa que precise melhorar a atenção sustentada", diz Boolani.


Fonte: MNN

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail