Onde reciclar baterias de celular?

eCycle

Aguns elementos da bateria de celular podem ser recuperados e transformados em novos produtos, como alto-falantes e aço inoxidável. Por isso, elas precisam ser recicladas em locais apropriados

Não sabe o que fazer com a bateria velha do seu celular? Qualquer bateria velha ou nova pode ser encaminhada para distribuidores e assistências técnicas autorizadas pelos fabricantes. Para reciclá-los você também pode buscar um local para descarte no eCycle.

Entenda um pouco mais sobre as baterias de celular e os riscos que implicam o descarte inadequado. 

Componentes da bateria 

Com a evolução dos celulares, a bateria também teve que acompanhar o seu desenvolvimento e buscar maior desempenho. Com a criação de novas funções, jogos e aplicativos, os aparelhos começaram a demandar mais energia e, com isso, foi necessário melhorar o desempenho das baterias.

Uma bateria antiga não aguentaria nada comparado às dos novos celulares. Elas eram de níquel-cádmio e, devido ao efeito de memória, menor desempenho, tempo de vida útil reduzido e o problema da poluição ambiental por causa do cádmio, caíram em desuso.

As baterias de níquel-cádmio foram substituídas pelas baterias de níquel - hidreto metálico, pois estas suportavam mais recargas e não tinham compostos tóxicos ou prejudiciais à saúde, além disso, o desempenho era semelhante a sua antecessora.

Celulares mais novos: bateria íon-lítio x bateria lítio-polímero

 Dos anos 90 para cá, as baterias utilizadas nos celulares e aparelhos eletrônicos são de íon-lítio e lítio-polímero. As duas são evoluções das baterias antigas, armazenando muito mais energia, possuindo menos peso, sem efeito memória e com menos potencial de poluição. A vida útil das duas baterias é estimado em cinco anos, mas isso depende muito de como a bateria é usada e conservada. Veja algumas diferenças entre as duas:

 Íon-lítio

  • Baixo custo;
  • Uso de solventes líquidos: em caso de problemas de fabricação, circuitos de proteção podem não funcionar e há a possibilidade de ocorrer um curto circuito interno da bateria, ocasionando grande aquecimento e evaporação desses solventes, podendo ocorrer incêndios e explosões do aparelho.
  • Carrega mais rápido;
  • Em altas temperaturas ocorre grande descarga;
  • Aquecimento da bateria.

Lítio-polímero

  • Mais caras;
  • Mais segura: sem risco de explosões e incêndios, devido à retirada de solventes líquidos;
  • Suportam sobrecarga e altas temperaturas;
  • Mais leves e compactas.

Meio ambiente e saúde

Apesar das novas baterias terem um menor potencial de poluição, elas são constituídas por elementos como cobre, manganês, ferro, alumínio, cobalto e níquel, que são tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde, quando descartados incorretamente.

O lítio é considerado o metal alcalino mais tóxico, contudo, não se tem comprovações de efeitos significativos na saúde humana. Ele é considerado inflamável e perigoso quando exposto ao fogo e em altas temperaturas, podendo produzir fumos tóxicos.

Veja mais sobre os efeitos do lítio e de outros elementos aqui.

Reciclagem

 As baterias possuem um alto valor econômico, pois possuem metais com grande valor comercial (cobre, lítio, alumínio), logo, sua reciclagem é interessante e viável. Elementos como o cobalto, níquel, cobre, cromo, ferro e alumínio, por exemplo, podem ser recuperados e transformados em produtos, como novas baterias, alto-falantes e aço inoxidável. Utilize nossa ferramenta de busca ou preencha o formulário abaixo para saber onde reciclar baterias de celular e faça um descarte consciente.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Veja mais:

<


Agora que você já sabe como descartar, a eCycle te ajuda! Clique aqui para visitar nossa página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para seu item.
Quer saber sobre outros materiais? Navegue pela seção Recicle Tudo.
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail