Dispositivos para economizar água no seu condomínio

eCycle

Precisa de uma mãozinha para reduzir o uso da água no seu condomínio? Existem diversos dispositivos para economizar água... Muitos são simples e baratos e estão disponíveis no mercado

Dispositivos para economizar água

Além da atitude consciente, existem diversas ideias inovadoras que possibilitaram o desenvolvimento de dispositivos para economizar água no seu condomínio. Antes o que se via era a instalação de dispositivos apenas em locais com grande fluxo de pessoas, como empresas e shoppings, mas hoje também se aplicam para residências. Alguns tipos de dispositivos exigem pequenas obras civis, ou seja, são mais trabalhosos em termos de implantação e de manutenção, além do maior custo - outros são simples e podem ser instalados facilmente por qualquer pessoa.

Por exemplo: a substituição de bacia sanitária convencional pela bacia com volume de descarga reduzido, também conhecida como “VDR” ou como caixa acoplada. Essa troca gera uma economia na conta de água de até 50% - as bacias sanitárias convencionais gastam, em média, 12 litros por acionamento de descarga e a VDR ou caixa acoplada gasta seis litros.

É possível diminuir ainda mais o consumo da água em vasos sanitários com a instalação de uma descarga de duplo acionamento. Esse dispositivo libera diferentes quantidades de água. O botão menor libera três litros para resíduos líquidos e o botão maior seus litros para resíduos sólidos.

Hoje também existe a comercialização de produtos inteligentes, como torneiras e chuveiros com temporizador para residências. Você pode trocar sua torneira tradicional pelo acionamento por pressão com fechamento automático ou por sensor de movimento. Esse dispositivo pode economizar até 70% de água.

Existem também métodos mais simples e que não requerem obras, podem ser instalados a qualquer momento com um custo mais acessível. São os dispositivos restritores de vazão e os arejadores para o mínimo estipulado na norma técnica brasileira para torneiras, chuveiros e descargas.

Uma maneira eficiente de economizar água e evitar desperdícios é por meio do controle de vazão da água na sua casa e nas áreas comuns do condomínio sem a perda de conforto.Os restritores ou reguladores são peças pequenas que são instaladas entre a saída da água da parede e o objeto (torneira, descarga, chuveiro). A vantagem dessas peças é que elas podem ser utilizadas em diversos modelos, até os mais antigos. O dispositivo irá controlar a vazão tornando-a constante independente da pressão exercida, e podem trazer uma economia de 32% a 62%.

Os arejadores de vazão também são pequenas peças instaladas diretamente na saída de água de torneiras e chuveiros. Esse tipo de dispositivo mistura ar e água e diminui os respingos e desperdícios. Com o arejador, o usuário tem a impressão é que a saída de água está com um volume maior, assim há uma maior economia de água. O arejador consegue gerar uma economia de 57% a 76% de água, mas nem todos os modelos de torneira são compatíveis com o arejador.

Nas áreas comuns do condomínio é possível a instalação de diversos desses dispositivos - onde o fluxo de pessoas é maior, o investimento é rapidamente recuperado - apresentando um ótimo custo benefício. Caso não seja possível a troca de vasos sanitários ou torneiras por motivos financeiros, saiba que a instalação das peças de restritores de vazão e arejadores não necessita de mão-de-obra especializada, possui baixo custo e são muito eficientes.

Também é possível a instalação em cada apartamento; há linhas econômicas de algumas marcas específicas para residências. A economia será fortemente sentida se houver hidrômetros individuais, ou se a instalação desses dispositivos for generalizada.

A aplicação de mais de um dispositivo combinado aumenta ainda mais a eficiência de economia de água, como reguladores de vazão junto com arejadores. Apresente esses dispositivos para economizar água no seu condomínio ao seu síndico e torne seu condomínio mais sustentável.

Veja o vídeo sobre redutores de vazão.

Veja o vídeo sobre arejadores para torneiras.


Fonte: PURA (Programa do uso racional da água), Draco, Deca

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail