Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Artista americano utiliza técnica criativa para pintar suas obras

Já pensou em fazer arte com rolhas de vinho? O artista de Chicago, Scott Gundersen, desenha belos retratos, mas os seus desenhos passaram a outro nível quando ele resolveu reaproveitar rolhas de garrafas de  vinho descartadas para ‘pintar’ seus quadros. Gundersen coleta e armazena as rolhas em seu estúdio, todas em seu estado final, para que possam ser aproveitadas e dar diferentes tonalidades de pele a seus personagens.

Todos os retratos têm início como grandes fotografias que o artista captura de seus personagens. A partir daí elas são usadas como referência, enquanto ele passa o retrato para um tamanho maior, redesenhando-o com lápis. Depois de sombrear e contornar, ele começa o trabalho com rolhas.

Como existem muitas rolhas no seu estúdio, Gundersen as separa por cor, com um lugar específico para cada uma. Depois de analisar o retrato, o artista determina qual tipo de tonalidade será necessária. Já usando as rolhas para ‘pintar’, ele passa a dar as dimensões do rosto, do cabelo e do pescoço da pessoa retratada.

As rolhas são fixadas de modo que fiquem bem firmes e juntas no suporte do retrato. A obra gigante de 96×66 polegadas de Grace, por exemplo, fez com que o artista ficasse 50 horas para concluir a obra, utilizando de 9.217 rolhas.

Gundersen disse que optou pelo uso das rolhas para chamar a atenção sobre a importância de reciclar, reaproveitar e pregar a sustentabilidade pela arte. A rolha, desde que foi criado um novo padrão para o engarrafamento do vinho há poucos anos, passou a ser substituída por modelos de plástico e tampas de rosca. A indústria do vinho afetava as florestas do Mediterrâneo, de onde o material para as rolhas era retirado.

Curta a seguir o vídeo sobre como o artista produziu sua peça Grace, visite seu site para maiores informações sobre sua produção ou o acompanhe em sua página no facebook.

Grace. A wine cork portrait. de Scott Gundersen no Vimeo.


Veja também


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais