Cinco formas incríveis de reaproveitar madeira

eCycle

Artistas usam e abusam da criatividade para fazer upcycle de madeira

Cinco formas incríveis de reaproveitar madeira

A madeira está presente em nosso dia a dia nos mais diversos objetos. Mesas, cadeiras, lápis, ferramentas, palitos de dente e por aí vai. Mesmo sendo tão versátil, ela não é reciclável. Ou seja, ela não pode retornar à forma original após sofrer processos artesanais e industriais. Mas isso não quer dizer que ela não possa ser reaproveitada!

Dê uma olhada na lista abaixo:

Estantes de decoração

Estantes de decoração
Imagem: divulgação

Katie Katzenmeyer, designer do estúdio Stella Bleu, criou um projeto chamado Oilfield Slang, que conta com criações feitas manualmente a partir de materiais recuperados, como aço e madeira. Para saber mais e conferir mais imagens, clique aqui.

Pezinhos para luminária

Pezinhos para luminária
Imagem: divulgação

Esculpir madeira é uma habilidade fantástica, não é mesmo? Então veja o que os designers do estúdio Oryx fizeram para valorizar um skate superantigo... Eles modelaram suportes em formatos de sapatos que sustentam bocais e lâmpadas, transformando a peça numa luminária exclusiva. Veja mais fotos aqui.

Novas árvores

Novas árvores
Imagem: divulgação

Coletando madeiras que encontra na rua, o artista brasileiro Jaime Prades monta obras que são "novas árvores", questionando o ciclo de vida dos materiais que têm a madeira como matéria-prima. Confira mais sobre a obra aqui.

Skates viram esculturas

Skates viram esculturas
Imagem: divulgação

Os "shapes", como são chamadas pequenas plataformas de madeira dos skates, acabam se quebrando após tantas manobras do esportivas profissionais ou casuais. O artista japonês Haroshi teve a ideia de usar esse material colorido para criar esculturas muito legais. Veja mais fotos aqui.

Guitarras feitas com skates

Guitarras feitas com skates
Imagem: divulgação

Com a madeira de skates sem uso, os argentinos Ezequiel Galasso e Gianfranco de Gennaro criam guitarras que, além de terem um visual muito impressionante, funcionam muito bem! Um dos guitarristas da banda estadunidense Pearl Jam chegou a usar o instrumento em uma apresentação pública. O guitarrista brasileiro Andreas Kisser também já testou a guitarra inusitada.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail