Sua caixa de leite pode virar um colar!

eCycle

Designer cria bijouterias  ecológicas usando embalagens de longa vida e outros materiais sustentáveis

Em 2007, a vendedora técnica Kyka Moreno, que mora em São Paulo, ficou revoltada durante a reunião de seu condomínio em que os demais moradores não demonstraram nenhum interesse em colaborar para implantar a coleta seletiva em seu prédio. A partir de então, ela passou a valorizar pequenas atitudes, como apagar as luzes e fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar louça. Mas foi apenas em 2010 que Kyka teve a ideia de utilizar revistas, tecidos e embalagens de longa vida como matéria-prima para seu hobby, a produção de bijouterias.

As três coleções mais recentes lançadas pela artesã têm relação com consumo consciente. A “Ecochik” reproveita papeis, revistas, garrafas PET e embalagens de longa vida para produzir pulseiras, móbiles, colares, brincos e chaveiros. Já a “Vintagy” apresenta peças com retalhos de roupas usadas e a “Borboleta” tem como mote a reutilização de bijouterias quebradas. “Eu tinha uma presilha de cabelo em forma de borboleta, que estava quebrada, e o seu destino seria o lixo. Eu a reutilizei e a transformei em um lindo colar que fez conjunto com um par de brincos”, explica Kyka.

O material mais utilizado pela designer sustentável é a embalagem de longa vida graças à impermeabilidade do material. “Como a embalagem é impermeável, imaginei: por que não utilizá-la em bijouterias, criando peças diferenciadas do mercado, e assim ajudar a conscientizar um número maior de pessoas?”, questiona Kyka, lembrando que ainda há muito preconceito com suas peças por serem feitas com papel.

Produção e conscientização

A matéria-prima é adquirida com sua própria família. “Ainda não aceito doações porque sou uma pequena fabricante e não tenho feito grandes volumes, mas quem sabe em breve?”, brinca Kyka, que explica o processo de produção das peças. “Crio o modelo, desenho sobre a embalagem de longa vida e escolho a cor. Uso revistas ou guardanapos como moldes e faço a aplicação dos mesmos na embalagem com cola específica de bijouteria. Faço o revestimento e impermeabilização e completo com tecidos, contas resinas, cristais, correntes, fechos, etc.”, detalha.

Kyka produz bijous com materiais tradicionais também, mas quer se especializar nas sustentáveis e acredita que seu trabalho desperta conscientização porque “ao consumir um produto sustentável, a pessoa já está fazendo a diferença”.

Para conhecer o trabalho de Kyka Moreno e comprar suas peças, basta entrar no site da artesã ou enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Os conjuntos sustentáveis estão na categoria “Reciclar com Arte” e são vendidas por cerca de R$ 30. Ela também divulga suas bijouterias ecológicas em mídias sociais, como Twitter e Facebook.


Texto: Alberto Cerri
Fotos: www.bijuxmania.com.br




 

Comentários  

 
-1 #1 2011-05-26 14:44
Estou FelizD+ com a equipe da Ecycle pela oportunidade da entrevista realizada com a Bijuxmania.
Eu acredito que exercer a sustentabilidad e é o caminho para um mundo melhor!
Muito obrigada por acreditar no meu trabalho!
Bjus Kyka Moreno
Citar
 
 
-1 #2 2011-05-26 23:20
É muito legal ver como é possível produzir coisas úteis e bonitas a partir daquilo que muitos jogam fora! Com idéias criativas como esta poderemos impedir que o mundo se torne um grande lixão. É isso aí, parabéns à designer!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail