Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Water lock permite que você limite a quantidade de água que usar na banheira

Nada melhor do que chegar em casa e tomar um relaxante banho de banheira. Mas pensando em termos de consumo de água, essa atitude prazerosa pode não ser tão boa assim, já que, independentemente do tamanho da banheira, uma grande quantidade de água é gasta para enchê-la.

Com o intuito de controlar esses banhos de banheira e assim reduzir o desperdício de água, um grupo de estudantes e professores da Universidade Nacional de Tecnologia de Taipei, na China, desenvolveu uma ferramenta conceitual chamada Water Lock, que permite limitar a quantidade de água que é despejada na banheira. O dispositivo funciona como um cadeado com senha. Ele bloqueia o fluxo de água automaticamente quando atinge o limite definido pelo usuário.

O dispositivo utiliza o princípio da combinação de um cadeado com senha para sua operação e não necessita de nenhum tipo de eletricidade. Assim, além de evitar o desperdício de água, poupa energia. É a junção de duas funções em uma coisa só: um medidor de água e um bloqueador da torneira para conter o fluxo de água. Ele mostra o volume de líquido que a banheira contém e desliga a torneira de forma automática.

O Water lock foi o vencedor do Red Do Award: design concept de 2012, na categoria melhor design conceitual. Esse que é considerado o maior e mais prestigiado prêmio de design do mundo. E  como essa ferramenta ainda é um conceito, não está sendo produzida em larga escala. No entanto, tem tudo para se tornar realidade em breve.

Veja também:
Lava-roupas acoplada a vaso sanitário reutiliza água que seria desperdiçada
Você sabe o que é pegada hídrica? Tem a ver com o consumo direto e indireto da água


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais