Ecopavimento: por que não?

eCycle

Inovação é ecologicamente correta, evita enchentes e é mais barata que os pavimentos tradicionais

A impermeabilização do solo é um problema em todas as grandes cidades do mundo. Provoca enchentes, eleva a temperatura, aumenta a poluição dos rios e dificulta o abastecimento natural dos lençóis freáticos. O ecopavimento é um tipo de solução que torna as calçadas públicas permeáveis às águas pluviais, contribuindo para diminuir o impacto ambiental da urbanização e os prejuízos financeiros e humanos causados por um urbanismo sem planejamento sustentável.

A instalação é simples, barata e dispensa grande quantidade de maquinário. Como em uma pavimentação comum, o processo começa com a adição de uma camada niveladora de terra. Em seguida, são instaladas grelhas alveolares, geralmente feitas de plástico reciclado ou cimento. Sua função é impedir a compactação do solo e tornar a drenagem homogênea, evitando a erosão e a formação de poças. A terceira etapa consiste na adição de um substrato permeável, que pode ser areia, britas de pedra ou borracha, ou ainda terra para o plantio de grama.

Resistência

O ecopavimento resiste a cargas elevadas e ao tráfego lento de veículos, sendo indicado para qualquer área de circulação de pessoas e veículos. Outra característica interessante é o fato de que este método permite que se mantenha um belo gramado em locais de grande circulação, onde a grama acaba morrendo. Ao impedir a compactação, este método preserva o sistema radicular da grama, mantendo-a sempre verdejante como se nunca tivesse sido pisada.

Esse tipo de pavimento é uma ótima sugestão para os paulistanos que precisam regularizar suas calçadas com a vigência da nova lei municipal que prevê multas para proprietários com calçadas danificadas ou irregulares. Mais barato que a imensa maioria das pavimentações tradicionais, de instalação rápida e prática, ecologicamente correta e antienchente.

Confira abaixo o vídeo da empresa EcoTelhado, que também trabalha com esse tipo de pavimentação:

Imagem: www.ecotelhado.com.br

Veja também:

-Asfalto poroso para evitar enchentes
-Concreto que vem da poluição


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail