Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa da grande São Paulo produz madeira sintética usando plástico reciclado

Sustentabilidade se transformou em sinônimo de bom negócio para o ano de 2012. As empresas apostam na conscientização ambiental e, neste cenário, há muita inovação. Exemplo disso é o piso de madeira sintética, produzido com plástico 100% reciclado (plásticos BOPP, de difícil reciclagem, também podem ser utilizados).

Todo o material plástico usado é processado a uma temperatura que atinge 120°C e, depois de derretido, recebe pigmentos. Após essa fase, o material vai para injetoras, onde ganha forma, então ele é refrigerado e as peças recebem acabamento. Por último, passam por um rigoroso controle de qualidade.

A madeira produzida pela empresa de Carlos Ristum, em Guarulhos, na grande São Paulo, não solta farpas, não retém fungos ou cupins e também não absorve a umidade. São produzidas chapas de 10 e 15 centímetros de espessura. Esse tipo de madeira  é muito parecido com a madeira convencional, tanto na cor quanto no peso e beleza.  O plástico utilizado na produção da madeira chega através de ONGs ou de empresas que fazem a coleta seletiva. Por mês, são recebidas mais de 40 toneladas de plásticos, (em sua maioria, embalagens de doces e salgadinhos, a base de BOPP).

Veja também:

BOPP: plástico que embala doces e salgadinhos tem reciclagem?
Falta de compradores faz coleta de BOPP fraca em cooperativas e recicladoras
Upcycle é opção criativa para dar solução a embalagens feitas com BOPP


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais