Aplicativo chinês converte ações eco-friendly em árvores reais

eCycle

Iniciativa de sustentabilidade Ant Forest já plantou 122 milhões de árvores em algumas das áreas mais secas da China

App chinês promove reflorestamento

A iniciativa de sustentabilidade Ant Forest recebeu no mês passado o Campeões da Terra 2019, principal prêmio ambiental da ONU, por transformar as boas ações de meio bilhão de pessoas em árvores reais, plantadas em algumas das regiões mais áridas da China. A ONU Meio Ambiente reconheceu a Ant Forest na categoria “Inspiração e Ação”.

Lançada pelo Ant Financial Services Group, afiliado do grupo Alibaba, a Ant Forest promove estilos de vida mais ecológicos, inspirando os usuários a reduzir as emissões de carbono em suas vidas e a proteger o meio ambiente.

Os usuários da Ant Forest são encorajados a registrar sua pegada de baixo carbono por meio de ações diárias, como no uso do transporte público ou pagando contas de serviços públicos online.

Para cada ação, eles recebem pontos de “energia verde” e, quando acumulam um certo número de pontos, uma árvore é plantada.

Os usuários podem visualizar imagens de suas árvores em tempo real via satélite e podem optar por proteger áreas de conservação. A plataforma também está explorando soluções inovadoras para aliviar a pobreza e melhorar a vida da população local, alavancando o poder da tecnologia digital.

Desde seu lançamento, em agosto de 2016, a Ant Forest e suas parceiras plantaram cerca de 122 milhões de árvores em algumas das áreas mais secas da China.

As árvores cobrem uma área de 112.000 hectares e o projeto se tornou a maior iniciativa de plantação de árvores do setor privado no país.

“A Ant Forest mostra como a tecnologia pode transformar nosso mundo, aproveitando a energia positiva e a inovação dos usuários globais”,
disse Inger Andersen, diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

“Embora os desafios ambientais que enfrentamos sejam assustadores, temos a tecnologia e o conhecimento para superá-los e redesenhar a forma como interagimos com o planeta. Iniciativas como a Ant Forest aproveitam o melhor da capacidade humana e da inovação para criar um mundo melhor”, disse ela.

A necessidade de uma ação global urgente sobre mudanças climáticas foi salientada na Cúpula de Ação Climática da ONU, realizada em 23 de setembro em Nova Iorque.

A cúpula teve como foco o desenvolvimento de soluções ambiciosas em áreas específicas: uma transição global para energias renováveis; infraestruturas e cidades sustentáveis; resiliência e adaptação aos impactos climáticos; alinhamento das finanças públicas e privadas com uma economia líquida zero; e agricultura e gestão sustentáveis de florestas e oceanos.

O reconhecimento da Ant Forest como Campeã da Terra destaca a importância da restauração do ecossistema na redução das emissões que alimentam a mudança climática.

Em março, as Nações Unidas destacaram a necessidade urgente de proteger os sistemas naturais que sustentam a vida, declarando a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas de 2021-2030 .

“Estamos verdadeiramente honrados por receber essa premiação”, disse Eric Jing, presidente e diretor-executivo da Ant Financial.

“A Alipay Ant Forest reflete nossa crença de que a tecnologia pode e deve ser aproveitada para o bem social. Somos gratos aos nossos muitos usuários e parceiros que se uniram aos esforços de plantar 122 milhões de árvores e promover uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A popularidade da Alipay Ant Forest mostra que o público está pronto para tomar medidas para combater a mudança climática”, disse ele.

O Prêmio Campeões da Terra é a maior homenagem ambiental da ONU para indivíduos de setores público, privado e sociedade civil cujas ações tiveram impacto positivo e transformador para o meio ambiente. Desde seu lançamento, em 2005, o prêmio anual já reconheceu 88 vencedores, incluindo chefes de Estado e inovadores tecnológicos.

A Ant Forest está entre os cinco vencedores deste ano. As outras categorias são Liderança Política, Visão Empresarial e Ciência e Inovação.

Os vencedores de 2019 foram homenageados durante a 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. Também foram homenageados no evento sete jovens empreendedores entre 18 e 30 anos, com soluções ambientais, que levaram para casa o cobiçado prêmio Jovens Campeões da Terra.

O prêmio Campeões da Terra já reconheceu inovações chinesas, em especial nos domínios da luta contra a poluição e a desertificação.

Em 2018, o Programa de Renascimento Rural Verde de Zhejiang ganhou o prêmio na categoria Inspiração e Ação por seu trabalho regenerando cursos de água poluídos e terras danificadas; e em 2017, a Comunidade de Reflorestação Saihanba foi reconhecida na categoria Inspiração e Ação por transformar terras degradadas no extremo sul do interior da Mongólia em um paraíso exuberante.


Fonte: ONU Brasil

Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail