Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O engenheiro italiano Tommaso Gecchelin está investindo na tecnologia de carros sem motorista para criar o transporte público do futuro

E se o popular e crescente aplicativo de transporte Uber se unisse aos tradicionais ônibus? Essa é a ideia do Next, um meio de transporte futurista dividido em módulos autônomos que seriam capazes de se conectarem e se desconectarem mesmo em movimento. Quando unidos, uma porta entre os módulos se abriria, viabilizando a locomoção dos passageiros. Além disso, Next contaria com uma terceira qualidade: certos módulos dariam acesso a serviços de bar, café, restaurante e afins sem que o usuário precisasse desviar sua rota.

Tommaso Gecchelin teve essa ideia quando trabalhava para outra empresa com um projeto de “ônibus do futuro”. Quando estava conversando com motoristas de ônibus em Veneza, uma mulher o contou que, para ela, num futuro ideal, transporte público seria mais que uma maneira de se locomover. “O futuro no transporte é a vida em movimento”, disse o engenheiro.

Imagine uma empresa que entregue sua bagagem direto dentro do Next que você chamou para te levar de volta para casa do aeroporto, ou uma outra companhia que permitisse que você usasse o banheiro no meio do caminho. Quem sabe um Starbucks enquanto você vai para o trabalho? Todas essas ideias pareciam um pouco ambiciosas demais para a empresa em que Gecchelin trabalhava, então ele saiu e decidiu criar a sua própria companhia.

Por enquanto Next é apenas um conceito, apesar de que a engenharia de base, o design e os softwares necessários podem ser criados com tecnologias existentes. Os módulos se comportariam como os carros sem motoristas do Google. O projeto já está em trâmite em parceria com uma grande empresa alemã, o que deixa Tommaso Gecchelin ainda mais ambicioso. Ele estima que o Next já será uma realidade em 2020. É esperar para ver.

Assista ao vídeo demonstrativo do Next (em inglês).



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais