Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Há muito lixo em torno de nosso planeta

Você sabia que existem mais de sete mil toneladas de lixo na órbita da Terra? Esses resíduos representam sério risco a satélites e naves espacieis. O Centro Espacial de Surrey, no Reino Unido, anunciou que vai lançar a primeira missão espacial para coleta de lixo, batizada de RemoveDEBRIS, no início de 2017.

Entre as tecnologias que serão testadas há uma rede gigante que captura pedaços de lixo que estão à deriva para trazê-los à Terra; um arpão espacial, que atinge os objetos e os puxa de volta para a aeronave; e uma vela solar que poderia ser acoplada a futuros satélites, de modo que eles fossem guiados para a Terra (queimando na atmosfera) quando a vida útil dos mesmos terminasse.

Veja os modelos de demonstração feitos Centro Espacial de Surrey e que estão sendo exibidos no The Royal Society.

Nessa primeira etapa, o projeto vai apenas testar a eficiência das três ferramentas, sem tentar fazer uma limpeza em grande escala. Para isso, a RemoveDEBRIS vai jogar novos pedaços de lixo espacial na órbita para tentar coletá-los. Assim, as dimensões dos detritos coletados serão conhecidas, o que pode facilitar na avaliação de desempenho.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais