Centro de Reciclagem de Metais tem previsão de entrega para fim do semestre

eCycle

Com início de atividades, local será especializado na logística reversa do material

A partir de junho, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Estamparias (Siniem) e da Associação da Cadeia Produtiva do Aço (Abeaço) vão dar mais um passo relacionado à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Será inaugurado na região metropolitana de São Paulo o primeiro centro de reciclagem de embalagens de metais, o projeto também terá como parceiros a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e fabricantes das latas.

O centro terá 10 mil metros quadrados, capacidade para receber 2,5 milhões de embalagens e deve se especializar em reciclagem de embalagens de metais, dos diversos tipos de produtos como tintas, óleos e leite condensado. A partir  deste primeiro local destinado exclusivamente para a reciclagem de aço, outros devem ser inaugurados no estado de São Paulo até o fim de 2011.

Material presente na maior parte dos lares e comércios brasileiros, as embalagens metálicas atualmente não possuem sistema de coleta organizado. Comumente o descarte é feito a partir da coleta feita por catadores, ou da vontade própria dos consumidores, que podem levar os itens para locais como cooperativas, encontradas também em nossa busca de postos ,ou como no caso de alguns condomínios residenciais que promovem a coleta seletiva.

A partir da criação deste centro de recebimento, o valor pago pelas embalagens deve aumentar. Se atualmente o preço do pago pelo quilo do metal não passa de 8 centavos, em junho ele deve saltar para 25 centavos graças a possibilidade de catadores, cooperativas, consumidores e comerciantes terem um local para negociar sem  intermediários.

Já recordista em reciclagem de alumínio, o Brasil conta com índice de 98% de reaproveitamento daquele material. Em alguns dos principais centros comerciais de São Paulo, haverá distribuição gratuita de sacolas plásticas para a coleta de metais, assim a expectativa é que a população participe e se acostume com a medida, elevando a taxa de reciclagem das embalagens de aço para 70% nos próximos cinco anos.

Veja também:

Com 1,5 mil dólares, mulher constrói casa na árvore

Celulares reciclados ajudam a evitar desmatamento ilegal

Projeto na Coreia do Sul imita árvore para trazer hortas para a área urbana




 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail