Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Há novidades em relação às pesquisas que podem ajudar a controlar a dengue

A dengue é um problema epidemiológico muito sério no Brasil. Este ano, o número de casos mais que dobrou em relação ao ano passado. Já escrevemos sobre alternativas no combate ao mosquito transmissor, além de algumas sugestões de repelentes caseiros e plantas que ajudam a afastar insetos.

Há uma pesquisa em andamento na cidade de São Carlos (SP), cujo coordenador é o pesquisador e professor da USP Vanderlei Bagnato, e que pode ser muito útil no combate ao Aedes aegypt (mosquito transmissor da dengue e da chikungunia).

Um composto extraído da raiz do açafrão-da-índia (Curcuma longa L.), a curcumina, é um corante que possui propriedades fotodinâmicas naturais e, na presença de luz, induz a produção de espécies reativas de oxigênio, que são extremamente tóxicas. As larvas do Aedes aegypt são transparentes, tornando-as muito sensíveis ao efeito fotodinâmico. Desta maneira, o corante à base de curcumina é colocado na água com larvas que se acumula no intestino delas. Em contato com a luz, ocorre essa indução que produz moléculas de oxigênio singlete, destruindo a larva desde seu interior.

A curcumina também está sendo testada no combate a fungos que causam micose de unha, na descontaminação bucal e no tratamento de úlceras venosas.

No caso específico do combate à larva do mosquito, a pesquisa ainda está em fase de testes. Experimentos foram feitos com luz solar, luz branca comum e luz de LED azul. O melhor resultado foi com a solar e, mesmo em dias nublados, a mortalidade das larvas foi significativa. A pesquisa agora verifica se as substâncias resultantes da fragmentação fotoquímica da curcumina são inofensivas a outros seres vivos.

O composto à base de curcumina se degenera em 24 horas, logo, sua aplicação teria de ser periódica caso esse método na prevenção de doenças causadas por esse mosquito seja adotado.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais