Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Empresa criadora da inovação pretende instalar fábricas de reciclagem para reaproveitar material de construção

Inovações utilizando impressoras 3D nos surpreendem a cada dia. A mais recente novidade vem da China: a empresa Shanghai WinSun Decoration Design Engineering usou materiais reciclados e uma impressora 3D para construir dez casas de 200 metros quadrados em apenas um dia.

Mas calma, não tente fazer isso em casa se você tiver um desses novos aparelhinhos. Geralmente, as impressoras 3D fazem uso do plástico para criar objetos, mas a utilizada na China tem seis metros de altura e foi especialmente desenvolvida, ao longo de vários anos, para funcionar com cimento e fibra de vidro. O custo de cada imóvel feito a partir das peças da máquina foi de US$ 4,8 mil (R$ 10,5 mil), de acordo com o site 3Ders.

A semelhança com as impressoras 3D comuns se dá nos fatos de que as construções são feitas por camadas e necessitam de arquivos digitais para seguirem o padrão estabelecido.

A nova máquina também inclui materiais de isolamento, encanamento, rede elétrica e janelas. A empresa responsável planeja construir 100 fábricas de reciclagem na China para coletar resíduos e posteriormente transformá-los em “matéria-prima” para as impressoras 3D.

Confira mais imagens:

Veja também:
Conheça tudo sobre construção sustentável
Brasileiro produz meia tonelada de resíduo na construção civil por ano


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais