Parrot Flower Power: tecnologia a favor da jardinagem

eCycle

Plantar, cuidar e manter um jardim ficou mais fácil, basta escutar o que suas plantas têm a dizer

Flower power

Parrot é uma empresa francesa especializada na fabricação de eletrônicos e reconhecida por seus sistemas de navegação que orientam inúmeros veículos automotivos. Agora, a empresa francesa resolveu diversificar, lançando um sensor que promete tornar a vida dos amantes da jardinagem ainda mais interessante. O sensor, chamado Parrot Flower Power, foi criado com o objetivo de analisar as condições de crescimento das plantas e compartilhar com o usuário os resultados. 

Como funciona o dispositivo?

Uma vez inserido no solo do seu jardim ou mesmo em um vaso e eletronicamente emparelhado com um smartphone ou tablet, o dispositivo é capaz de colher informações e monitorar a temperatura ambiente, as condições de fertilização, intensidade de iluminação e umidade do solo. As informações são transmitidas para os aparelhos e processadas em um aplicativo, disponibilizando atualizações sobre o jardim de quinze em quinze minutos. 

O aplicativo

O software sincroniza as informações captadas e as relaciona a um catálogo com mais de sete mil plantas - se você, por acaso, tiver dúvidas sobre o nome da sua planta, é possível fazer uma pesquisa por características variadas, como: tipo de folha, cor e outras opções. Além da identificação da planta, o programa cruza os dados captados em sua planta quanto à quantidade de água no solo, luz que a planta recebe, temperatura, condições de fertilização e descreve a quantidade necessária de fertilizantes que ela possui ou precisa, exibe também gráficos, que apontam o progresso em longo prazo de suas plantas, e cria tarefas e necessidades, de maneira que você não esqueça de regá-las.

A conexão e emparelhamento entre dispositivo e aparelhos celulares pode ser feita via Bluetooth e você pode controlar um número ilimitado de plantas. Até o momento, o aplicativo foi desenvolvido apenas para sistema iOS (iPhone e iPad), mas isso pode mudar a partir do momento em que o projeto tiver uma grande procura. O aparelho vem com 3 pilhas do tipo AAA, que prometem uma autonomia de 6 meses ao dispositivo. O sensor tem uma cobertura de mais ou menos 10 centímetros a sua volta, o que lhe confere condições de captar informações de diversas plantas, que estejam ao seu redor, em um mesmo vaso.Trata-se de uma ótima maneira de incentivar e manter o controle de sua jardinagem. 

Onde encontrar?

O produto ainda não apareceu por estas bandas, mas já pode ser encontrado em sites de grandes varejistas americanos, como a Amazon, por cerca de US$ 60, veja aqui.

Para entender mais sobre o dispositivo e seu funcionamento assista o vídeo.

Veja outras dicas sobre jardinagem:




 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail