Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O processo é lento, mas os micro-organismos são eficazes em limpar as manchas de óleo nos oceanos

Será que os micróbios podem limpar as manchas de óleo dos os oceanos? Essa é a pergunta feita por cientistas norte-americanos em um vídeo feito pela Scientific American. Veja:

  

Estima-se que cerca de 70 manchas de óleo se formam nos oceanos dos Estados Unidos todos os dias, em decorrência do vazamento ocorrido na plataforma da British Petroleum (BP Oil) no Golfo do México, em 2010. As manchas de óleo são um grande problema decorrente dos vazamentos de plataformas petrolíferas, e limpá-las é uma grande dor de cabeça (veja mais). Além de causar um grande prejuízo financeiro, esses vazamentos causam um impacto ambiental violento.

Diante desse cenário, fica claro que é necessário uma “ajudinha especial” para limpar esses oceanos. E essa ajuda é tão pequena quanto especial. De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, cinco famílias de bactérias estão ajudando a conter o avanço de 4,1 milhões de barris de petróleo derramados no oceano. 

Ação dos micro-salvadores das águas

Segundo um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF), “apesar de significativa, a ação das bactérias é um processo lento, influenciado pela temperatura e pela disponibilidade de oxigênio e nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, no ambiente. A biodegradação consiste em um perfeito processo de autodepuração, já que, mesmo quando os micro-organismos não estão presentes em número suficiente, proliferam-se muito rapidamente em condições apropriadas. Quando o óleo se transforma em gotículas suspensas no meio aquático, a área interfacial aumenta, facilitando a biodegradação”, finaliza.

Veja também:
Magnetismo pode ser solução contra vazamentos de petróleo em rios e mares
Suecos produzem material “impossível” e que pode ajudar na contenção de vazamentos 
Ártico é o novo alvo das petroleiras


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais