Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Plataforma lança desafio para desenvolvedores de artigos de limpeza

Uma plataforma de cocriação de ideias para empresas, EYeka, lançou um desafio para desenvolvedores de artigos de limpeza em qualquer parte do mundo: elaborar um produto conceitual e original sobre o futuro detergente que será usado para lavarmos nossas roupas. A proposta possuía um viés ambiental, uma vez que um quarto da água utilizada em residências tem como finalidade a lavagem de vestuário dos moradores.

Os participantes do concurso enviaram 61 propostas de 17 países diferentes. Abaixo estão alguns dos destaques apresentados para a competição:

O Nano-detergente

O Nano-detergente

Javier Paés, um designer baseado em Buenos Aires, idealizou um detergente de aplicação direta nas roupas através de spray. A solução seria hidrofóbica, composta por nano-partículas (Paés não informa quais seriam), e criaria uma camada de proteção nos trajes. O dispositivo de aplicação caberia nos bolsos dos usuários.

Adesivo de detergente

Adesivo de detergente

A designer têxtil francesa Cynthia Dubus-Verrier trabalhou na ideia de aplicar um adesivo para tratar manchas específicas, de chocolate ou molhos, por exemplo, e em lugares particulares das roupas, como na área das axilas. Os autocolantes seriam desenvolvidos para serem aplicados diretamente em manchas e em partes da roupa com odor desagradável. O produto também seria amigável ao meio ambiente porque os químicos usados seriam projetados para neutralizar efeitos específicos na lavagem.

Gamificar a experiência

Gamificar a experiência

Denis Verdier propôs redefinir a tarefa cotidiana de colocar a roupa suja na máquina de lavar como um jogo. As máquinas parecem cestos circulares e contêm bolas de detergente para cada tecido específico. O usuário escolhe qual tipo de tecido irá lavar e passa a arremessar as roupas sujas no cesto.

Esferas eletrônicas

Esferas eletrônicas

O designer alemão Emil Zenco propôs a utilização de bolas que iriam liberar o detergente para lavar a roupa de acordo com a temperatura da água. As esferas iriam conter sensores térmicos para controlar a emissão dos agentes de limpeza.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais