SLS AMG Mercedes: o mais poderoso carro elétrico e esportivo do mundo

eCycle

O modelo está estabelecendo novos padrões para carros com motores elétricos

Os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no cenário automobilístico. Com o aumento dos níveis de emissão de gás carbônico e da poluição atmosférica, muitas empresas e pessoas estão percebendo que o carro movido a gasolina ou a outros combustíveis fósseis traz prejuízos graves ao meio ambiente, à saúde e às cidades.

Como alternativas, existem os meios de transporte público ou os veículos elétricos automotores, que não poluem o ar e alcançam velocidades iguais a de um carro tradicional.

Esse é o caso do SLS AMG Mercedes, o mais novo carro da montadora, que tem estilo esportivo e é considerado o carro elétrico mais poderoso do mundo. Isso porque possui quatro motores que produzem uma potência total de 552 kW e um binário máximo de 1000 Nm (newtons por metro). Graças a esses fatores, ele é o mais rápido veículo de produção em série com propulsão elétrica do mundo.

Para se ter uma ideia de sua potência, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A sua aerodinâmica também é um ponto a ser destacado, porque a Mercedes está trazendo tecnologia avançada do mundo da Fórmula 1 para as estradas e ruas.

O conjunto de baterias, que fica atrás dos bancos dianteiros, possui 60 kWh de capacidade de armazenamento e pesa cerca de 548 kg. Já a tração do veículo tem três opções de ajuste: o de eficiência controlada (comfort), o sport e o sport plus. Os modos permitem que o motorista use o veículo com diferentes níveis de desempenho dos motores elétricos, que por sua vez também mudam a velocidade máxima e o pedal do acelerador de resposta.

Para ajudar na contenção do desempenho do carro, o sistema disponibiliza freios com discos de carbono-cerâmico de 402 milímetros na dianteira e 360 milímetros na traseira.

O novo modelo foi apresentado no salão de Paris em 2012 e deve chegar as concessionárias da Europa ainda em 2013. E o seu preço inicial é bem salgado: R$ 1,3 milhão. Mesmo sendo muito pouco acessível, a produção pode ser importante para estimular a indústria a desenvolver novos modelos de carros elétricos.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) para ter mais informações sobre o carro:


Veja também:
-Soluções e problemas do carro elétrico
-Carro elétrico pode ser carregado em 8 horas e rodar até 160 quilômetros


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail