Tubos termoelétricos absorvem eletricidade da água quente e recuperam energia que seria perdida

eCycle

Material converte energia do calor diretamente em eletricidade

Quando produzimos energia, usualmente o fazemos de maneira muito pouco eficiente. Normalmente geramos uma quantidade alta de calor (como no motor de um carro ou em uma lâmpada incandescente, por exemplo) e utilizamos apenas uma pequena fração dessa energia para funcionamento do que precisamos e então dispensamos altas quantidades de energia sem dela fazermos uso, por vezes até investindo esforços para sua dissipação. Parece estranho, mas é o que acontece. Ineficiência energética.

Ocorre que uma empresa japonesa, a Panasonic, parece haver encontrado um bom caminho tecnológico na recuperação dessa energia dispensada em proveito da termoeletricidade. Ou seja, através do efeito termoelétrico consegue o dispositivo consegue fazer a conversão de calor em energia elétrica converter a energia do calor diretamente em eletricidade. No caso, a empresa desenvolveu um tubo termoelétrico capaz de absorver 2,5 watts de eletricidade a partir da água quente que corra em sua extensão, seção equivalente a 10 centímetros de comprimento. Quatro unidades dispostas em conjunto podem portanto gerar até 10 watts, medida suficiente para acender uma lâmpada pequena. Não se trata de algo revolucionário, é verdade, mas o conceito é dos mais interessantes, uma vez que captura energia da água quente que seria perdida de qualquer maneira no meio ambiente, recuperando parte dela.

Trata-se de uma boa promessa tecnológica na contribuição para tornar o uso da energia algo mais inteligente e eficiente em aplicações que podem se dar em plantas geradoras de energia, aquecedores de água ou mesmo motores automotivos. É possível pensarmos em um futuro próximo sua aplicação em geradores de eletricidade compactos, eficientes e econômicos, abastecidos pelo calor desperdiçado de fábricas ou por fontes geotérmicas.

Agora cumpre à Panasonic buscar formas de baratear a tecnologia e torná-la disponível o quanto antes ao mercado, pois as chances de sucesso são as melhores possíveis.

Curta no vídeo abaixo (em inglês) imagens sobre como funciona a tecnologia.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail