Turbina eólica que não ameaça pássaros está em fase de testes

eCycle

Inovação retoma discussão sobre perigo da turbina convencional à fauna

Turbina eólica que não ameaça pássaros

O impacto de usinas eólicas sobre as populações de aves sempre foi tema de polêmicas desde a criação e implantação das primeiras turbinas eólicas. Para muitos, os equipamentos são altamente nocivos para conjuntos de aves, enquanto outros não veem a questão de modo tão alarmante.

Para ajudar a solucionar esse tipo de discussão, o presidente da Sigma Design, Jerry Lynch, está se dedicando a testes e melhorias na fabricação da turbina eólica patenteada de Raymond Green, que foi desenhada nos Estados Unidos com a intenção específica de ser segura para aves.

O design da turbina, chamada Catching Wind Power®, não utiliza hélice exposta. Ela funciona com uma tecnologia de compressão do ar por meio de cones chamada de Compressed Air Enclosed Wind Turbine, que significa algo como turbina eólica fechada de ar comprimido.

Segundo Lynch, os testes preliminares devem ser realizados com o objetivo de coletar dados e traçar planos sobre o que deve ser feito e melhorado para iniciar a comercialização.

A turbina pode ser produzida em diversos tamanhos. A ideia é fabricar modelos pequenos, para uso doméstico, passando por turbinas médias e chegando a modelos em larga escala, adequadas para o emprego em usinas.

Outro ponto de vista

Segundo Nicholas Brown, criador do site kompulsa.com que possui informações sobre geografia, meio ambiente, transportes e energia, o problema das turbinas é bem menor do que parece.

De acordo com Brow, devido ao surpreendentemente alto número de mortes de aves na usina eólica de Altamont Pass nos EUA, causado por uma tecnologia de turbinas antiga que pode até atrair pássaros por causa de sua estrutura convidativa, usinas eólicas ficaram com a fama de serem destrutivas para aves. Entretanto, maioria das usinas não provoca uma mortalidade das aves sequer próxima da registrada em Altamont Pass.

Para o especialista, as mortes de aves em turbinas são raras se comparadas com as causadas por vidros de janelas. Isso porque as turbinas são estruturas visíveis, enquanto as janelas são transparentes, fazendo com que os animais tentem atravessá-las quando estão fechadas.

Altamont Pass

A usina de Altamont Pass, criada em 1981, foi construída no início da indústria de energia eólica, quando não havia muitos dos conhecimentos e tecnologias empregados atualmente. Talvez por essa razão, tenha sido construída sobre uma rota de migração de aves. O que, segundo o autor, ajudaria a explicaria a mortalidade mais elevada do que em outras usinas.

As mortes em Altamont Pass respondem por mais de metade das fatalidades de aves em todo os EUA. A usina foi construída no lugar errado e com a tecnologia errada, é a conclusão de Nicholas Brown.

Uma turbina com um design que não cause mortes de pássaros seria bem vinda se pudesse competir com os modelos regularmente utilizados no mercado, ajudando o mundo migrar para uma matriz energética mais sustentável.

Para ter mais informações sobre a Catching Wind Power®, acesse o site oficial.


Veja também:


 

Comentários 

 
+1 #1 2014-09-08 20:58
Fico me perguntando: não há alguma possibilidade de as turbinas, ao girar (e só ao girar podem elas oferecer algum perigo às aves em voo) emitirem um som hostil, repulsivo, às aves? ou ondas de rádio na frequência adequada para afastá-las, para que façam um pequeno desvio em suas rotas evitando a colisão? Se temos um aparato poderoso em força, em movimento, não seria possível desviar um mínimo da energia produzida, para, com esse mínimo, acionar um dispositivo capaz de afugentar os pássaros? Duvido muito. Talvez, se for possível esta solução, possamos dispensar outras, bem mais dispendiosas. A energia eólica já passou por extraordinários progressos, mas ainda é nova e estamos precisamente na ocasião de estudar, de inovar, de experimentar novas maneiras de fazê-la ainda mais produtiva, sem maiores sacrifícios para nosso já sacrificado (por nós, mea culpa, mea maxima culpa) meio ambiente?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail