Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Composto já está presente no Brasil. Solução ajuda na decomposição de plásticos em ambientes como aterros e lixões

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O composto orgânico Eco-One é um produto que, de acordo com o fabricante, ao se adicionado na fabricação de polímeros, aumenta a biodegradação de produtos plásticos. Importado e distribuído no Brasil pela empresa TIV Plásticos, o produto é originalmente produzido pela norte-americana Ecologic. A degradação do plástico com o aditivo Eco-One se dá pela ação de micro-organismos e pode ocorrer em ambientes anaeróbios, condição comumente encontrada em aterros sanitários e lixões.

O produto apresenta ingredientes orgânicos que têm como finalidade servir de alimento para atrair os organismos decompositores, além de um aditivo que abre a cadeia molecular dos polímeros, permitindo que as bactérias decompositoras entrem e atuem no ambiente anaeróbico.

O Eco-One, apesar de orgânico, não possui amido em sua base ou qualquer componente metálico. Os polímeros produzidos com sua incorporação parecem seguros para o contato com alimentos, pois o Eco-One obteve sua certificação junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, são biodegradáveis em ambientes anaeróbicos, onde a maioria das tecnologias não funciona – nos aterros sanitários.

Os plásticos que utilizam o Eco-One podem ser convertidos em energia nos aterros, obtida pela captação do biogás proveniente da decomposição. O fabricante informa que o produto pode ser incorporado na grande maioria dos plásticos utilizados pela indústria e até em isopores, não exigindo qualquer alteração ou investimento na linha de produção, pois não altera as características físicas e químicas da resina na qual é misturado.

Reciclagem e uso

De acordo com a TIV Plásticos, o uso do aditivo na produção dos plásticos não altera a reciclabilidade do produto. Ele mantém a condição física em processos de alta temperatura e umidade.

O composto Eco-One foi aprovado em testes laboratoriais para uso em produtos para indústria de alimentos, assim como PET (Polietileno Terephtalato); PE (Polietileno de baixa, média e alta densidade); e PP/BOPP (Polipropileno Cast ou Bio-orientado).

Dê uma olhada no vídeo acima do início da página para entender melhor como age o Eco-One.



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais