Verde, limpo e renovável

eCycle

O capim elefante é uma planta que pode ser utilizada como fonte de energia limpa e na produção de biocombustíveis

Você já ouviu falar em capim elefante? Caso a resposta seja não, saiba que ele é uma importante fonte de energia limpa, renovável e recém-descoberta. A planta, pertencente à espécie das gramíneas, pode ser colhida duas vezes ao ano, uma a cada seis meses de plantio, metade do tempo da cana-de-açúcar.

Por seu metabolismo ser fotossintético C4, o capim elefante é uma das plantas mais eficientes no acúmulo de matéria seca. Assim, assimila melhor a energia solar e produz grande quantidade de biomassa ao fazer fotossíntese.

Outro ponto positivo no uso da gramínea como fonte de energia é que todas as suas partes podem ser aproveitadas. Colmos, folhas e pontas podem ser usadas para geração de energia elétrica, térmica e até mesmo na produção de biocombustível, como etanol de segunda geração. O bagaço pode ser reaproveitado na indústria de papel e celulose, em tratamentos de esgoto e em biopolímeros.

O capim elefante também ajuda a absorver o CO2 presente na camada de ozônio, diminuindo o efeito estufa, além de auxiliar o solo a aumentar sua matéria orgânica.

Empresas que têm preocupação ambiental de verdade devem ficar de olho da mudança de matriz para tentar aproveitar cada vez mais esse tipo de vegetal.


Fonte: Química Sustentável


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail