Participe de imersão na Amazônia com viagem on-line

eCycle

Viagens virtuais geram renda para comunidade e viajantes afirmam ter suas expectativas superadas


Imagem de Nareeta Martin no Unsplash

A Braziliando é um negócio de impacto social que tem como missão promover transformações positivas por meio de experiências de viagem autênticas e responsáveis.

O negócio está focado na região amazônica desde 2017, onde eram realizadas vivências de Volunturismo e Turismo de Base Comunitária (TBC) presenciais, com o objetivo de gerar renda e oportunidades para os comunitários, valorizar a cultura tradicional e possibilitar que os viajantes transformar sua visão de mundo ao vivenciarem em uma nova realidade.

Com a pandemia, as viagens foram suspensas para garantir a segurança dos viajantes e de parceiros indígenas. Desde março, as viagens presenciais da Braziliando estão suspensas e as visitas à comunidade indígena parceira interditadas.

Em meio a diversos desafios enfrentados pela comunidade no período de distanciamento social, a liderança local apontou a situação econômica como o maior deles. Com o fechamento da Unidade de Conservação para visitas, a renda dos comunitários, que vinha especialmente do turismo e do artesanato, foi bastante impactada.

Desde então, foram desenvolvidas diferentes atividades, como o desenvolvimento de um e-commerce de artesanato, a criação de um livro sobre a cultura Baré, a implementação de um projeto de voluntariado on-line e o turismo virtual. Dentre as várias ideias e projetos que emergiram de conversas, foi priorizado o desenvolvimento do TBC online.

Assim, foi criada a Conexão Baré: uma viagem imersiva, interativa e online que conecta os viajantes da Braziliando, ao vivo, com os Baré da Amazônia e permite que vivenciem o dia a dia da comunidade e conheçam a cultura local. Esta foi a solução para seguir apoiando parceiros indígenas por meio da geração de renda e da valorização cultural neste período desafiador.

Contudo, essa experiência inovadora não é um paliativo para a crise, mas um caminho consistente para promovermos a inclusão, oportunizando uma vivência autêntica e transformadora na Amazônia para quem, por alguma razão, ainda não pode participar da viagem presencialmente, como pessoas com restrições financeiras ou com alguma deficiência.

A Conexão Baré se mostra também como um caminho para levarmos às escolas e universidades um formato de ensino mais dinâmico, interativo e conectado com a realidade indígena e para reduzir os impactos ambientais das viagens, já que são eliminadas as emissões de carbono dos voos e outros meios de transporte.

Até o dia 22 de janeiro de 2021, foram seis viagens on-line realizadas para mais de cem viajantes virtuais, gerando mais de R$4 mil em renda para a comunidade. Os viajantes que responderam a pesquisa de satisfação deram uma média de 9 (de 10) para a vivência e tiveram suas expectativas atendidas ou superadas.

Para a liderança local, a vivência ajuda na divulgação da comunidade, de seus produtos e do povo, além de ter superado as expectativas financeiras.

Para a viajante virtual Amanda Magalhães, que já tinha participado da Vivência Baré (nossa experiência presencial na Amazônia), os pontos positivos da Conexão Baré (a viagem onli-ne) foram: “Matar saudades do pessoal, conhecer ainda mais a cultura Baré, estar na floresta, mesmo que online. Além disso, a produção e preparação da experiência por parte da Braziliando que foi sensacional, nos conectou lindamente com a experiência."

A próxima viagem aberta ao público está marcada para o dia 06 de fevereiro de 2021 (sábado), com início às 9h30 (de Brasília). As inscrições vão até o dia 28 de janeiro (quinta), já que a imersão começa antes mesmo da data de embarque!

Mais informações: cutt.ly/Conexao-Bare-06fev


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×