Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O forno de micro-ondas é um aliado importante no dia a dia. Entenda como funciona e como descartá-lo corretamente

O forno de micro-ondas é um aparelho que faz parte da rotina por ser muito pratico no dia a dia. Mas ele pode colocar em risco a saúde humana no momento de preparar alimentos, além de degradar o meio ambiente se o seu descarte for incorreto (assim como os televisores, já existem gerações de micro-ondas precisando de descarte). Entenda:

tv-descarte
Existe reciclagem de TVs? Como descartar corretamente?

Como um micro-ondas funciona?

Apesar de ser usado por muitos, saber como funciona um micro-ondas nem sempre é a prioridade na hora da compra. O princípio básico desse tipo de forno é transformar a energia elétrica em energia térmica por meio de ondas eletromagnéticas (as tais micro-ondas).

Para produzir ondas com a frequência ideal é necessário um magnetron, que gera as ondas eletromagnéticas e um ventilador para espalhá-las.

Além disso, o forno de micro-ondas não oferece calor. O que ocorre é que, por meio do processo de ressonância, as moléculas de água presentes nos alimentos absorvem as ondas eletromagnéticas.

A absorção de energia pelas partículas faz com que elas se agitem e se friccionem, produzindo calor. É por isso que pratos ou recipientes não esquentam, pois não há moléculas de água neles. Assim, os recipientes apenas são aquecidos por condução caso a comida esquente muito.

A frequência de um micro-ondas é específica para ter uma grande capacidade de penetração no alimento, também aquecendo-o por dentro.

Micro-ondas faz mal à saúde?

Já que as ondas são absorvidas apenas por moléculas de água e nosso corpo é composto de aproximadamente 60% de água, nós podemos ser prejudicados pela radiação eletromagnética?

Caso o micro-ondas esteja em boas condições, a resposta é não. Os aparelhos são produzidos com materiais que impedem a liberação da radiação de dentro deles. Aquela grade de metal no vidro da porta possui orifícios menores que as micro-ondas, e a trava na porta impede que o aparelho esteja aberto e em funcionamento ao mesmo tempo.

Perda de nutrientes

Outro aspecto importante é que esse tipo de aquecimento tem consequências sobre os alimentos. O uso do forno de micro-ondas faz com que os nutrientes dos alimentos sejam reduzidos. No entanto, não são apenas os benefícios que cessam.

Segundo o médico Sérgio Vaisman, especialista em nutrologia e há anos dedicado à prática de medicina preventiva, as alterações decorrentes do aquecimento por meio das micro-ondas podem fazer com que alimentos como fibras, frutas e verduras, abundantes em antioxidantes, percam boa parte de suas propriedades.

Essa propriedades são fundamentais ao trabalho de eliminação de parte dos radicais livres que podem lesar o DNA das células e contribuir para a prevenção de várias doenças, dentre elas, câncer e problemas cardiovasculares.

De acordo com a revista Pediatrics, a perda de vitaminas e nutrientes do leite materno devido ao aquecimento em forno de micro-ondas pode afetar o sistema imunológico do bebê.

Antocianinas: o que são e onde estão presentes

Recipientes de plástico

Aquecer alimentos em recipientes de plástico que não são específicos para esse tipo de forno pode liberar dioxina, um composto orgânico incolor e inodoro comprovadamente cancerígeno (atestado pelo Instituto Nacional do Câncer).

Além da dioxina, aquecer plástico no micro-ondas pode liberar bisfenóis, substâncias nocivas que apresentam efeito disruptor endócrino. Para evitar problemas, basta utilizar recipientes de vidro temperado ou porcelana.

Conclusão

Porém, operando de maneira normal, o micro-ondas não oferece riscos à saúde, é inclusive um facilitador em reduzir o tempo de preparo de vários alimentos no dia a dia. Quando o forno é desligado, não há riscos de contaminação por radiação, já que ele só a emite quando está funcionando, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Mas fique atento aos aparelhos velhinhos. Se houver problemas no fechamento da porta, dobradiça, trinco ou vedação, o uso deve ser interrompido e o aparelho levado ao conserto, já que a radiação pode escapar.

e-waste
O que é e-waste e como lidar com esse tipo de resíduo

Como descartar micro-ondas?

Quando o aparelho não tem mais conserto, a melhor maneira de descartá-lo é encaminhá-lo para a reciclagem. O micro-ondas é composto de vários materiais como plástico, vidro e metais, que podem ser separados e ter as partes recicladas.

No entanto, a reciclagem do vidro temperado é bem difícil de ser realizada e poucos locais têm tal certificação; e a reciclagem das placas eletrônicas, que contêm metais pesados, como chumbo e cádmio, só é feita, atualmente, no exterior.

Procure os postos de reciclagem mais próximos de você. Se não houver postos na sua região, é recomendável pedir auxílio ao poder público sobre como proceder no descarte do seu forno de micro-ondas.

Se você tiver interesse em saber mais sobre o descarte de micro-ondas, confira a matéria a seguir:

micro-ondas
Descarte de micro-ondas: é reciclável?
Micro-ondas. Imagem de Serge van Neck no Unsplash

Alternativas ao descarte

Caso seu aparelho esteja funcionando e você apenas decida comprar um micro-ondas novo, é possível optar por outras alternativas sem ser o descarte. Isso porque a reciclagem de materiais também tem seu papel no consumo de energia.

Doação

Se o micro-ondas não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-lo para alguém que possa utilizá-lo. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação de móveis da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Se o forno de micro-ondas usado tiver valor de mercado e você tiver interesse em vendê-la, você pode optar por colocá-la à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Atente-se que você pode simplesmente estar postergando o problema, pois não há garantias de que aquele que receber o eletrodoméstico o irá descartá-lo adequadamente quando a hora chegar. 

Então, o eletrodoméstico acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais