Cerâmica: dá para reciclar?

eCycle

Será que podemos reciclar cacos de cerâmica?

A cerâmica é um material muito antigo e as primeiras peças foram feitas há mais de oito mil anos atrás. A facilidade em moldar a argila e deixá-la rígida em fornos de alta temperatura fez com que esse material simples e barato mantivesse sua importância até hoje.

Ela está presente em muitos ambientes e situações do cotidiano. Desde ladrilhos, azulejos, potes, vasos até ferramentas nas indústrias. O material é barato e resistente e por isso é altamente consumido.

Como descartar?

Apesar de ser um material simples, a reciclagem de cerâmica não é fácil. O ideal é a doação do material em bom uso para quem precise ou o descarte adequado nos postos de coleta de materiais de construção e entulho.

Ainda há outra alternativa

Se as peças de cerâmica estão danificadas, pode-se tentar o upcycle e utilizar cacos de cerâmica para decorar espelhos, piso, móveis e qualquer outra coisa que vier à sua imaginação. É uma forma de economizar material, evitar o descarte incorreto e dar uma boa utilidade para um material que "não serve mais".

Saiba mais sobre a reciclagem e o processo de descarte de objetos de cerâmica na matéria: "Cerâmica: existe reciclagem?".

Quer descartar seu objeto com a consciência tranquila e sem sair de casa?


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail