Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Equipes brasileiras foram ao oriente receber instruções sobre procedimentos

Imagem: Pixabay / CC0 Public Domain

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior assinou um acordo com a Agência Japonesa de Cooperação (JICA) para treinamento de representantes da indústria de equipamentos eletroeletrônicos, no Japão. A iniciativa tem como objetivo apoiar o setor de eletroeletrônicos na implementação da logística reversa, instrumento caracterizado por ações destinadas a viabilizar a coleta de resíduos sólidos ao setor empresarial.

Equipes do MDIC, MMA, Prefeitura de São Paulo, Abinne, Eletros, IDV e da cooperativa paulista de catadores Coopermiti, estiveram em Tóquio entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro para participar dos treinamentos. A programação incluiu palestras e troca de experiências com representantes do governo japonês, de governos locais e associações de fabricantes de eletrônicos, visitas técnicas a plantas de reciclagem, sistemas de coleta, triagem e manufatura reversa.

O projeto, assinado também pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana do Município de São Paulo prevê o treinamento de integrantes de representantes da indústria, do comércio e de cooperativas de catadores de material reciclado.

Para o Diretor de Competitividade Industrial da Secretaria do Desenvolvimento da Produção do MDIC, Igor Calvet, a parceria com a JICA é muito importante já que a logística reversa, muito comum no Japão, tem previsão legal, mas ainda não está implementada no setor de eletroeletrônicos. “E para que a logística reversa seja amplamente utilizada, é preciso envolver a todos os atores, especialmente a indústria e o comércio”, afirmou.

O acordo estabelece ainda a realização de um estudo diagnóstico da situação dos resíduos eletroeletrônicos no município de São Paulo, bem como a realização de um projeto piloto no município.

O MDIC coordenou entre 2011 e 2013 o Grupo de Trabalho Temático do governo federal para definir os parâmetros para criação de sistema de logística reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Como resultado dos trabalhos, foi elaborado o Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica – EVTE e a publicação do Edital de Chamamento para o Acordo Setorial de Logística Reversa de Eletroeletrônicos. O Edital foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em fevereiro de 2013.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Veja também:
Entenda os processos por trás da reciclagem de equipamentos eletrônicos
A reciclagem de eletrônicos hoje 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais