Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Iniciativa visa melhorar a experiência de usuários de bicicleta na cidade

Desde 19 de agosto, data em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista, a população da cidade do Rio de Janeiro passou a contar com um mapa colaborativo em um site criado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bikes, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e pela ONG Meu Rio. Por meio da plataforma, os cariocas poderão denunciar assaltos, ausência de ciclovias, falta de educação no trânsito, falta de bicicletários, entre outros problemas.

A CPI das Bikes foi criada em junho, após a morte do médico Jaime Gold, esfaqueado após ser abordado por jovens enquanto pedalava na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas. O objetivo da comissão é investigar denúncias de roubo de bicicletas e revenda de peças, além de criar mecanismos para melhorar a situação do ciclista na cidade.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Jefferson Moura (Psol), a ferramenta surgiu com a necessidade de se criar um canal direto entre a população que utiliza bicicleta na cidade e a comissão.

“Quem usa bicicleta poderá se situar no mapa e conhecer os problemas mais comuns dos ciclistas na cidade. A ferramenta serve, principalmente, para essas pessoas se comunicarem com a CPI de forma educativa, autônoma e com a garantia de que serão ouvidas. Todo o material levantado será encaminhado para o Poder Público para formulação de políticas voltadas para os ciclistas”, afirmou Moura à Agência Brasil.

Inspiração para a plataforma

Integrante da ONG Meu Rio, João Mauro Senise informou que a inspiração para a criação do site partiu de outra iniciativa da mesma organização. “Fizemos reunião com a CPI e alguns grupos para entender se eles tinham demandas específicas para registro. Agora, qualquer um pode entrar e relatar seu problema. A ideia do mapeamento em tempo real veio da experiência sobre a ausência de árvores na zona norte do Rio, quando tivemos grande participação dos cidadãos. Outras iniciativas podem se inspirar nessa plataforma.”

O profissional autônomo José Henrique Nunes, 49 anos, usa a bicicleta para trabalhar e disse que utilizará o programa para relatar a falta de respeito com os ciclistas no trânsito. “Já aconteceu de eu estar pedalando e um motorista mandar eu tirar a bicicleta da rua, ir para a calçada, que é do pedestre. As pessoas precisam aprender as regras, o espaço de cada um e a compartilhar a rua”, concluiu.

Clique aqui para acessar o mapa.



Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais